Última alteração: 2016-12-19
Resumo
Este artigo busca apresentar e analisar situações corriqueiras em salas de aula da última etapa do Ensino Fundamental, onde assuntos relacionados à sexualidade e erotismo são vistos como tabus. A partir de intervenções realizadas por nós como bolsistas do PIBID em História, na rede pública do estado de Pernambuco, a comunicação trará uma explanação sobre o as origens desses modos comportamentais, tendo como base, referenciais teóricos. Dessa forma, o artigo busca entender as mudanças ocorridas no decorrer da história até os dias atuais. Assim como é a ideia central do projeto desenvolvido pelos bolsistas, enfatizar a importância da relação Cinema e História dentro na sala de aula, destacando a influência da linguagem cinematográfica e sua participação nas mudanças históricas comportamentais da sociedade brasileira. Tem-se como objetivo principal aguçar os profissionais docentes a buscar conhecer as dificuldades para dessa forma, trabalhar de forma mais produtiva.
Palavras-chave: Ensino de História, Sexo, Cinema e PIBID.