Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
REPRESENTAÇÕES DA DIVERSIDADE RELIGIOSA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGOS COM OS SABERES HISTÓRICOS
Rafael Nóbrega Araújo

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O presente artigo tem por objetivo expor os resultados obtidos ao longo da pesquisa de Iniciação Científica “Saberes históricos currículo e memória: Ensino de História e identidade no contexto da diversidade religiosa” para refletir em torno da diversidade religiosa no âmbito escolar, destacando as práticas e representações de cunho religioso que estão em trânsito na escola. À luz dos estudos no campo da História Cultural procuramos identificar de que modo os saberes produzidos fora da escola dialogam com os saberes do currículo da disciplina escolar História. Como aporte metodológico utilizamo-nos da História Oral temática com base em fontes tais como: entrevistas semi-estruturadas com professoras de história, questionários aplicados com alunos de 9º ano, e pesquisa documental. A diversidade religiosa faz parte da realidade escolar, cujos alunos vivenciam saberes de suas próprias religiosidades de modo que se possam visibilizar os saberes cotidianos presente no Ensino de História para assim compreender se a História ensinada em sala de aula recebe e dialoga com estes saberes e as práticas religiosas em sua diversidade.

Palavras-chave: História Cultural. Pluralidade Religiosa. Saberes. Ensino de História.

Texto completo: PDF