Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

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Direito à memória e à verdade: história local, saberes, livro didático e práticas docentes.
Vilma Lurdes Barbosa Melo, Márcia de Albuquerque Alves

Última alteração: 2016-12-19

Resumo


A proposta desse trabalho se insere na abordagem da história local, com enfoque na história da Paraíba no contexto dos desdobramentos da Ditadura Militar no Brasil. É fruto de um trabalho de pesquisa, produção de materiais didáticos e formação de professores inserido no Programa Memória, Justiça e Direitos Humanos do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB que destina-se a atender as demandas do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) e suas diretrizes. Neste sentido, corroborando com a implementação da Comissão Nacional da Verdade (2012-2014) que teve como finalidade a apuração das graves violações de Direitos Humanos entre 1946-1988, foi elaborado um livro didático para ser utilizado em quaisquer dos anos da Educação Básica, nele o enfoque é a ditadura e resistência na perspectiva de educar para que nunca mais aconteça. Tanto a repressão quanto a resistência estiveram presentes em vários municípios paraibanos, dentre esses a pesquisa, a produção do livro e a formação de professores enfocam aqueles que apresentaram acontecimentos marcantes durante a ditadura militar, são eles: Areia, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, João Pessoa, Rio Tinto e Sapé. A nossa proposta é apresentar, refletir e compartilhar a experiência da pesquisa, produção textual (livro didático) e formação continuada dos professores dos citados municípios, segundo os pressupostos da história local e seu ensino.

Palavras-chaves: Direitos Humanos; Educação Básica; História Local; Livro
didático.


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