Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
Ensino de história e formação docente: caminhos e descaminhos da continua formação profissional e cidadã
Alex Pereira da Silva

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

Ao longo do tempo, a ciência história, vem se transformando exponencialmente, em consonância com as demandas contextuais do tempo vigente. No entanto, o ensino de história e a formação do docente, nesta área, encontram-se atualmente em descompassos devido à não problematização dos conceitos por parte do operador da história, juntamente, com as especificidades de um contexto demasiadamente mutável. Partindo deste pressuposto, pode-se projetar o começo de falácias profundas entre o ensino de história, a formação docente em história e a projeção de um novo público para ingressar na formação deste saber, pois, as consonâncias entre as três condições são invariavelmente esporádicas. Deste modo, este artigo, tem por busca interpretativa problematizar a relação entre as três condições formativas de um grupo de três historiadores, investigando, suas respectivas experiências como discentes, nos ensinos médio e superior, juntamente, com a respectiva relação dele com a sala de aula. Esta abordagem será guiada metodologicamente se embasando na história oral, sob a condição de uma pesquisa de caráter qualitativo, e que se restringirá a três professores de história, residentes do município de Lagoa Seca PB, que, dispuseram-se gentilmente a participar de uma pesquisa do PIBIC. Teoricamente a base primária do artigo se guiará por dois conceitos, respectivamente, campo de experiência e horizonte de expectativas, pois, serão intercalados como se demarcam as rupturas no saber histórico a partir das três diferentes condições dos entrevistados: de alunos de história (dos ensinos médio e superior) e como docente de história no ensino básico. Dito isto, esta abordagem se justifica como relevante, haja vista, que existe uma proposição que formula três experiências diferentes em torno de uma mesma finalidade: perceber como existem continuidade e rupturas no ensino/formação em história e como estas marcam a personalidade do profissional/cidadão a que se dirige o discurso deste saber.

Palavras-chave: Ensino de história. Experiências. Rupturas. Formação.

Texto completo: PDF