Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: A ESCOLA NOVA E O DOCUMENTÁRIO A EXPERIÊNCIA DE ISABEL EM ESCOLAS EXPERIMENTAIS
Victor Braga Gurgel

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

Este estudo tem origem numa pesquisa intitulada “Mudanças no processo de ensino: o jeito de ser das escolas experimentais”, realizada no ano de 2015, vinculada ao PROLICEN 2015, da Universidade Federal da Paraíba. Tem como objetivo refletir sobre o processo de produção do vídeo-documentário “A experiência de Isabel numa escola experimental” que, em sua feitura, valeu-se de contribuições da História, da Pedagogia e da Comunicação Social, realizadas como um projeto interdisciplinar, tal qual defendido por Fazenda (1999). O vídeo, em alguns cursos de licenciatura da UFPB, está sendo utilizado como material de suporte às aulas de Didática, introduzindo a discussão sobre a maneira metodológica da abordagem de ensino da Escola Nova. Isabel Sofia, freira que nomeia a produção, é portuguesa. Sua trajetória de vida é retratada, juntamente com a influência do método experimental para as ações do ensino construtivista dos dias de hoje. As fontes de pesquisa para a produção do documentário foram variadas, seguindo as recomendações metodológicas indicadas por Gil (1999); Ferreira e Amado (1998); Marconi e Lakatos (2010) e Comparato (2000). A análise, por tratar de uma produção interdisciplinar, faz-se mesclada ora por aspectos estritamente históricos, ora por detalhes cuidados pela Comunicação Social, sem esquecer que o objetivo do trabalho tem como alvo a formação inicial de futuros professores, o que faz esta uma investida pedagógica. O caminho interdisciplinar, aqui vivenciado, comprova a necessidade da superação dos muros disciplinares, num eterno esforço de interligar cada parte estudada por uma determinada ciência ao todo, dando sentido às Ciências Sociais.

Palavras-chave: Ensino de História. Documentário. Escolas Experimentais. Fontes audiovisuais.

Texto completo: PDF