Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
REFLETINDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA EGRESSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Marilize Silva Bentes, Eudo Augusto de Luna Lucena

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

Esse trabalho é oriundo do PROLICEN 2015 intitulado: AVALIAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DOS DOCENTES DE ESCOLA PÚBLICA, EGRESSOS DO CURSO DE HISTÓRIA, SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO DURANTE SUA FORMAÇÃO. Esse projeto analisa o curso de história da UFPB e discute a necessidade de modificarmos constantemente nossa forma de visão/atuação na área de ensino. O presente trabalho tem por objetivo analisar a atual estrutura curricular do Curso de Licenciatura em História da UFPB, visando contribuir na construção do novo Projeto Pedagógico do Curso. O trabalho foi dividido em três etapas: a primeira consiste numa análise do processo de redemocratização e as transformações nos cursos de história, a segunda parte é composta por uma descrição acerca das mudanças nas diretrizes curriculares nos cursos de licenciatura e a terceira parte discute o atual PPC de história da UFPB buscando propostas contribuam positivamente na elaboração no novo PPC do nosso curso. Portanto, apresentaremos esses primeiros resultados da análise, objetivando ampliar a discussão e aprofundar nossa análise, com a contribuição de outros colegas, para que se possa buscar uma melhor forma de integração entre os componentes curriculares teóricos e práticos, pois, uma melhoria na qualidade do curso significa, em última instancia, uma melhoria na educação básica dos nossos jovens.

Palavras –chave: Cursos de Licenciatura. Currículo. Formação de Professores.

Texto completo: PDF