Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
CINEMA E HISTÓRIA: Reflexões sobre o Renascimento na perspetiva do filme "Em nome de Deus".
Thays Nascimento Almeida Nunes, Piêtra Barbosa Pieta

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O referido artigo aborda a importância da utilização de filmes como recurso didático, a análise foi feita através das experiências adquiridas com a realização do cineclube, vivenciadas no Subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do Curso de Licenciatura em História, do Centro de Ensino Superior de Arcoverde – CESA, na Escola campo de atuação Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA – Cícero Franklin Cordeiro, situada à Rua Gumercindo Cavalcanti, bairro do São Cristóvão - Arcoverde – PE. A temática deste artigo trata da análise do filme “Em nome de Deus” no contexto do Renascimento. Nessa direção, foi analisada a importância do uso desse recurso, as vantagens e a relação entre história e cinema, tendo como direção evidenciar o filme como uma ferramenta pedagógica. Sendo assim, o nosso objetivo foi elucidar a relação entre História e Cinema, compreendendo a utilização do cinema como ferramenta didático-pedagógica, e socializar os resultados obtidos através do cineclube. Como procedimentos metodológicos foram feitas análises bibliográficas de diversos autores que falam sobre a temática em destaque, complementando assim, as experiências obtidas, tornando a metodologia prática e teórica. A partir desta experiencia, constatou-se que o cinema é uma importante ferramenta pedagógica no ensino da História e a utilização deste recurso audiovisual facilita o trabalho do docente e o desenvolvimento do aluno.

Palavras-chave: Ensino de História, Cinema, Resnascimento e PIBID.

Texto completo: PDF