Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
LINGUAGEM E IDENTIDADE: A INFLUÊNCIA AFRICANA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO EM SALA DE AULA
Lays Honorio Teixeira, Gustavo Henrique Brito Silvestre

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

Dando continuidade a uma série de oficinas, realizadas em sala de aula com uma turma do 2º ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral, sobre o continente africano e sua relação cultural com o Brasil, através dos alunos do PIBID História UFCG, o presente artigo traz uma análise da recepção dos estudantes sobre a influência das expressões linguísticas africanas no português brasileiro. Nosso objetivo, ao tratar como fonte o livro de Renato Mendonça “A influência africana no português do Brasil” (2012) é, através da linguagem em diálogo com a história, conseguir lançar um novo olhar sobre como o encontro dessas culturas se ressignificaram possibilitando um entendimento da importância de ambas na formação de uma identidade brasileira, tendo a pratica da escrita por meio de textos feitos pelos alunos em sala para descrever a recepção do tema. Nossa metodologia parte da comparação de palavras que foram modificadas nesse contato cultural refletindo também na construção da identidade brasileira. Sendo assim, utilizaremos Hall (2006) para pensar sobre as diferentes identidades, possibilitando ao estudante uma nova representatividade sobre as mesmas. Dessa forma, esperamos contribuir para o aprendizado de modo que consigam lançar novos olhares sobre as mudanças na cultura afro-brasileira e compreendam que, apesar da distância temporal entre o período da escravidão negra e os dias atuais, ainda é possível encontrar muito da cultura africana presente no nosso cotidiano.

Palavras-chave: linguagem, identidade, história, influência africana.

Texto completo: PDF