Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
Músicas de Protesto e Propagandas Governamentais: O Uso de Imagens e Músicas da Ditadura Militar no Ensino de História
Geane Lima de Sousa, Jaqueline Oliveira de Araújo

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O presente estudo trata de uma análise do trabalho docente realizado por professores e bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Severino Cabral, em Campina Grande-PB. Utilizando como fonte o uso de imagens e músicas produzidas durante o período militar, o artigo analisa como esses recursos podem ser utilizados em aula como material didático. Foram escolhidas músicas de protesto ao regime e propagandas que enaltecem tal governo, apontando várias abordagens sobre o mesmo episódio histórico. Por meio da análise dessas músicas e imagens, o objetivo é possibilitar aos alunos a construção de uma análise crítica a esse tipo de literatura, pouco utilizada na educação básica. O ensino permite que sejam utilizados outros recursos metodológicos a fim de possibilitar novos meios de entendimento do assunto. A metodologia utilizada na escola para abordagem das imagens de propaganda e músicas durante o regime foi através do uso do livro didático “Oficina de História”, dos autores Flávio de Campos e Regina Claro e de pesquisas realizadas pelos alunos. Os mesmos analisaram canções de grandes personalidades brasileiras, como Caetano Veloso, Geraldo Vandré e Raul Seixas. Através da análise de imagens e músicas que foram produzidas no período da ditadura militar no Brasil, foi possível problematizar com os alunos a relevância de se pesquisar acerca do contexto histórico em que uma música foi produzida e a mensagem proposta pelo seu compositor. Além disso, as imagens utilizadas permitiram a construção de uma ilustração visual do assunto, fugindo da perspectiva de trabalhar apenas com teorias históricas. Dessa forma, além do ensino de história, a oficina pôde proporcionar um reforço preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), formando um senso crítico necessário para a realização da prova.O presente estudo trata de uma análise do trabalho docente realizado por professores e bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Severino Cabral, em Campina Grande-PB. Utilizando como fonte o uso de imagens e músicas produzidas durante o período militar, o artigo analisa como esses recursos podem ser utilizados em aula como material didático. Foram escolhidas músicas de protesto ao regime e propagandas que enaltecem tal governo, apontando várias abordagens sobre o mesmo episódio histórico. Por meio da análise dessas músicas e imagens, o objetivo é possibilitar aos alunos a construção de uma análise crítica a esse tipo de literatura, pouco utilizada na educação básica. O ensino permite que sejam utilizados outros recursos metodológicos a fim de possibilitar novos meios de entendimento do assunto. A metodologia utilizada na escola para abordagem das imagens de propaganda e músicas durante o regime foi através do uso do livro didático “Oficina de História”, dos autores Flávio de Campos e Regina Claro e de pesquisas realizadas pelos alunos. Os mesmos analisaram canções de grandes personalidades brasileiras, como Caetano Veloso, Geraldo Vandré e Raul Seixas. Através da análise de imagens e músicas que foram produzidas no período da ditadura militar no Brasil, foi possível problematizar com os alunos a relevância de se pesquisar acerca do contexto histórico em que uma música foi produzida e a mensagem proposta pelo seu compositor. Além disso, as imagens utilizadas permitiram a construção de uma ilustração visual do assunto, fugindo da perspectiva de trabalhar apenas com teorias históricas. Dessa forma, além do ensino de história, a oficina pôde proporcionar um reforço preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), formando um senso crítico necessário para a realização da prova.

Palavras-chave: ditadura militar, imagens, músicas

Texto completo: PDF