Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E COMPILAÇÃO DE FONTES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA ANTERIOR À CONQUISTA EUROPEIA
Sara Kelly Souza Silva

Última alteração: 2016-12-19

Resumo


Este estudo tem como objetivo relatar os resultados do projeto “Análise de livros didáticos e compilação de fontes para o ensino de história da América anterior à conquista europeia”, vinculado ao Programa de Licenciaturas (Prolicen) da Universidade Federal da Paraíba. O trabalho se propôs a interpretar criticamente o tratamento dispensado aos povos nativos da América nos livros didáticos da rede pública de ensino do município de João Pessoa e da rede estadual da Paraíba, analisando as narrativas, imagens, atividades, sugestões de pesquisa e outros recursos.Os livros didáticos analisados ao longo deste projeto são compostos em coleções para o Ensino Fundamental II. Em geral, os livros do 6º ano trazem conteúdos sobre o povoamento inicial da América e algumas considerações sobre os descendentes desses povos. Os livros que mais se destacaram pelos conteúdos de História indígena, porém, foram os do 7º ano. Nos livros analisados, encontramos discussões dialéticas sobre a história dos povos nativos da América e as populações indígenas atuais. Nesse sentido, dissertam sobre a diversidade dos povos nativos, as organizações políticas, a cultura, etc. Nessa comunicação, trataremos também de refletir sobre a necessidade de potencializar a consciência histórica através do ensino de História, a fim de contribuir na reflexão relacionada à superação do etnocentrismo na historiografia e na construção da história e de seu ensino, incluindo aqui debates sobre a relação com o Estado brasileiro, cidadania e luta indigenista.


Texto completo: PDF