Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
A ESCRAVIDÃO NEGRA NAS POESIAS DE CASTRO ALVES: REFLEXÕES SOBRE SUA ABORDAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Rodrigo Ferreira Silva

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

A pesquisa tem como fundamento estudar nas leituras de Castro Alves a escravidão durante a década de 1860 no século XIX em suas poesias. Assim, num processo que visa questionar e refletir sobre o uso de suas poesias na sala de aula, bem como as análises de seus textos que estão presentes nos livros de História no tocante a escravidão no Brasil, pois muitos docentes, simplesmente desconhecem a natureza e importância da visão literária no campo da historiografia e deste modo, a luz das poesias de Castro Alves conhecer este universo que o poeta vislumbrou em sua poética com relação a condição de escravo, em que os negros estavam em sua época de redação. A escola de certo modo, não contribui para as reflexões quanto a suas abordagens, pois o Ensino encontra-se cheio de tradicionalismo e paternalismo, que não consegue romper totalmente com a visão de história positivista, presente nas escolas da Educação Básica. Pouca reflexão, acontece também pela falta de análises sobre as poesias, que revelam possibilidades de interteirimento e carregada de ideologias, tão importantes a serem lidas e (re) vistas na escola pelos professores (as) de História. No entanto, romper com o atual modelo de escola não é fácil, pois uma abordagem mais interdisciplinar além de ampliar a visão do aluno (a), também condiciona a ver a história pelo olhar da literatura, que enriquece o debate e torna as aulas sobre a escravização mais reflexivas e participativas.

Palavras-Chave: Escravização, Poesia, Castro Alves, Educação Básica

Texto completo: PDF