Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
Conscientização eleitoral: discutindo a democracia e o processo eleitoral
Trícia Nunes Patrício de Araújo Lima

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O projeto "Conscientização eleitoral" foi desenvolvido e aplicado na Escola Estadual de Ensino Médio Olivina Olívia Carneiro da Cunha em João Pessoa/PB, com o intuito de estimular nos estudantes uma maior conscientização política, visto que o ano de 2014 foi um ano de pleito eleitoral, buscando uma maior participação dos discentes ao exercerem seu papel como cidadãos num futuro não tão distante. Foi elaborado e executado com a ajuda do professor supervisor da escola, Erickle Lucena, professor responsável pelas turmas dos terceiros anos do turno vespertino, contando também com a colaboração efetiva dos bolsistas do PIBID. Para o andamento do mesmo, as discussões em sala, bem como aulas de campo, foram pensadas para estimular ainda mais as conversas acerca de temas como “democracia” e “pleito eleitoral”, por exemplo. Após o processo de idealização e discussão, veio a parte da execução por parte dos discentes; eis que a tarefa que lhes foi incumbida foi a pesquisa. Assim, acabaram por utilizar os diversos meios de comunicação como fonte para coletar os dados necessários para prosseguir com os trabalhos. Foi apresentado no evento da SOACC (Semana Olivina de Arte, Cultura e Conhecimento), dia 26 de setembro de 2014, onde teve sua culminância após semanas de pesquisas e estudos; assim como, posteriormente, discussões foram realizadas sobre os efeitos do dito trabalho nas eleições e no ENEM, para aqueles que o fizeram. A apresentação ficou a cargo dos estudantes participantes e uma equipe convidada do TRE, a qual deu uma palestra acerca do funcionamento do processo eleitoral brasileiro: sistema de votos para determinados cargos, sistema de dois turnos, sistema de lista aberta, voto nulo ou branco, dentre outros.

Texto completo: PDF