Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

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Nas trilhas dos Potiguara e dos Tabajara: representações dos povos indígenas nos materiais didáticos de História da Paraíba (1996-2015)
Myziara Miranda da Silva Vasconcelos

Última alteração: 2016-12-19

Resumo


A sanção da lei 11.645, em 10 de março de 2008, que tornou obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, públicos e privados, tem fomentado inúmeros debates acerca de sua implantação, principalmente, no tocante à formação docente e à produção de materiais didáticos pertinentes. Geralmente, estes materiais apresentam distorções e informações equivocadas a respeito da história e da cultura dos diferentes povos indígenas do Brasil, contribuindo para o reforço de imagens estereotipadas e preconceituosas.  Acreditamos que o ensino de história local pode contribuir para superar este enfoque superficial e reducionista acerca dos indígenas, uma vez que permite a constituição e difusão de uma dada memória, a reconstrução das identidades individuais e coletivas e a percepção das semelhanças e diferenças sociais e culturais. Em outras palavras, o ensino de história local fornece o conhecimento de múltiplas experiências históricas e o reconhecimento das diversas identidades que compõem a sociedade brasileira. Neste contexto, a pesquisa ora apresentada enseja investigar as representações dos povos indígenas nos materiais didáticos de história local, especificamente aqueles que contemplam a História da Paraíba. Neste trabalho, nos dedicamos à análise dos livros didáticos de história destinados aos alunos do 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental, visando a perceber como os povos indígenas habitantes do Estado da Paraíba vêm sendo representados nos materiais publicados antes e depois da lei 11.645/2008.


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