Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
PRODUZINDO SABERES, NOS SABORES E CHEIROS DA GASTRONOMIA PARAIBANA: LEITURA DO PATRIMÔNIO IMATERIAL EM CAMPINA GRANDE-PB E AREIA – PB NO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL.
José Evanilson Freitas Lima

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

A relevância desse trabalho deve-se ao fato de destacar a importância do alimento e do gosto alimentar que passa a constituir como categoria histórica, pois os padrões de permanência e mudanças dos hábitos e práticas alimentares têm referências na própria dinâmica social. Nesse sentido é a partir da preservação do patrimônio material e imaterial das cidades de Campina Grande e Areia-PB, considerando os pratos tradicionais como um bem cultural uma vez que os mesmos ajudam na preservação da memória gastronômica de ambas as cidades. Sendo assim, nosso intuito foi de despertar a relevância da gastronomia enquanto espaço de produção do conhecimento e os lugares de identificação dos cheiros paraibanos a partir da cozinha, tendo em vista que tomamos esses ambientes enquanto locais de produção da nossa história local. Dessa forma, percebemos a necessidade de trabalharmos e refletirmos a importância da gastronomia e da preservação do patrimônio imaterial. Para realização de nossa pesquisa partimos dos estudos bibliográficos de Silva (2011), que discute com os conceitos de Patrimônio material e imaterial, e de Koerich (2014), a qual narra à história da alimentação, além do aporte teórico de Hall (2004). Nossa metodologia parte de pesquisas de campo e do respaldo da internet, através de blogs e sites, que abordam a trajetória dos restaurantes e seus respectivos funcionamentos e principais pratos oferecidos por esses estabelecimentos.

Texto completo: PDF