Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi


O Portal de Conferências do LTi, baseado no Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - SOAC, desenvolvido pelo Public Knowledge Project é customizado pelo Instituto de Informação, Ciência e Tecnologia - Ibict e tem o objetivo de gerenciar congressos e as publicações eletrônica dos anais para a comunidade científica nacional e internacional.

VIII Seminário de Saberes Arquivisticos

A organização deste evento anuncia a realização da VIII edição do SESA nos dias 16 a 18 de agosto de 2017, no Campus I da UFPB – João Pessoa – PB. A edição deste ano é uma realização da UEPB conjuntamente com a UFPB e conta com várias instituições parceiras do projeto SESA, através de professores que desenvolvem estudos relacionados às áreas temáticas do evento.

Acessar a conferência

IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA UFPB

O IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA UFPB será realizado de 6 a 09 de dezembro deste ano, com o tema"Desafios e Perspectivas da Democracia na América Latina”. Este evento é promovido pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas do Centro de Ciências Jurídicas e conta com diversas parcerias, entre a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. A coordenação desta edição será dos professores Lúcia de Fátima Guerra Ferreira (CCHLA/Depto. de História) e Giuseppe Tosi (CCHLA/Depto. de Filosofia) A cada edição tem contado com mesas redondas e grupos temáticos que abordam os Direitos Humanos de forma plural e interdisciplinar, aprofundando uma determinada temática. Tem publicado os Anais do evento em formato eletrônico e as exposições em mesas e conferências em formato de livro. Todos estão disponíveis no site www.cchla.ufpb.br/ncdh

Acessar a conferência

XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Os ENANCIB, promovidos anualmente pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB), constituem o principal evento de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil.


O evento consiste de um foro privilegiado para apresentação e  discussão da pesquisa científica em Ciência da Informação, congregando estudantes, pesquisadores e programas de pós-graduação nacionais.

Informações sobre a Conferência

-> Visão Geral

 

Acessar a conferência

XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

É um evento realizado anualmente com o objetivo de disseminar conhecimentos entre os alunos do curso de biblioteconomia e áreas afins, das regiões Norte e Nordeste, não eliminando a possibilidade de participação de outras regiões. Esse grande evento será realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) durante os dias 24 a 30 de janeiro, durante os três turnos, tendo programação cientifica e cultural. O formato do evento compreende: a) palestra de abertura; b) mesas com debates e diálogos entre palestrantes e congressistas; c) pesquisas nos Grupos de Trabalhos (GT’s) em formato de Comunicação Oral e/ou Pôster organizados em eixos temáticos; d) atividades culturais para apresentar elementos de nossa região; e) plenária final para apresentação do relatório, prestação de contas e escolha do próximo estado sede do EREBD.

Acessar a conferência

XVII Encontro Estadual de História - ANPUH-PB

A Associação Nacional de História – Seção Regional da Paraíba (ANPUH-PB) convida a comunidade de pesquisadores e professores de História para participarem do XVII Encontro Estadual de História, a ser realizado no Centro de Humanidades, campus III da Universidade Estadual da Paraíba, situado em Guarabira, entre os dias 18 e 22 de julho de 2016. Nesta ocasião, o encontro terá como discussão principal o tema “História: Conhecimento e Profissão”. Simultaneamente, será realizado o I Encontro Estadual do PIBID em História.

Anais do XVII Encontro Estadual de História da Associação Nacional de História - Seção Regional da Paraíba (ANPUH-PB)

Acessar a conferência

XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Os ENANCIB, promovidos anualmente pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB), constituem o principal evento de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil.

O evento consiste de um foro privilegiado para apresentação e  discussão da pesquisa científica em Ciência da Informação, congregando estudantes, pesquisadores e programas de pós-graduação nacionais.

Em sua décima sexta edição com o tema “Informação, Memória e Patrimônio: do documento às redes”, o ENANCIB 2015 será realizado no período de 26 a 30 de outubro de 2015, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB.

Acessar a conferência

Encontro Estadual de História - ANPUH-PB

Desde a década de 1980, a Associação Nacional de História – Seção Paraíba (ANPUH-PB) realiza encontros estaduais de História em periodicidade bianual, nos quais se reúnem profissionais de História e estudantes de graduação e pós-graduação do estado. Em decorrência dos 50 anos do golpe de 1964, o tema geral de discussão do XVI Encontro Estadual de História – ANPUH-PB versou sobre as articulações entre poder, memória e resistências à ditadura de mais de duas décadas inaugurada naquele momento. Assim, almejou-se que o evento proporcionasse um espaço de debates sobre como os historiadores, professores, estudantes de graduação, pós-graduação e também da Educação Básica têm enfrentado esta latente temática nos projetos de pesquisa e nas escolas.

Por outro lado, além deste tema geral, este encontro também procurou reunir os profissionais da área para viabilizar interações sobre questões relacionadas à pesquisa histórica e sobre as experiências do ensino de História nas escolas e em outros espaços de atuação dos historiadores na Paraíba.

Como um dos resultados deste trabalho coletivo de uma proveitosa semana de trocas e reflexões, a ANPUH-PB faz publicar aqui os textos integrais de comunicações apresentadas em Simpósios Temáticos, integrantes da programação geral, que contou também com conferências, mesas redondas e oficinas. Como se poderá verificar a seguir, os trabalhos debatidos durante a semana de 25 a 29 de agosto de 2014 no campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, demonstram a pluralidade de temas e a diversidade teórica e de práticas docentes desenvolvidas pelos profissionais de História na Paraíba.

Para ANPUH-PB, seus encontros estaduais são uma oportunidade de construção de diálogo, de aproximação de ideias, de desenvolvimento de estratégias de ensino e de estímulo para a consolidação da prática docente e do exercício profissional do historiador para além da sala de aula. É também momento de apresentação e reflexão sobre a função social e educativa dos professores de história, cujo exercício está, também, na base de uma consciência social ampliada e de compromisso com a sociedade paraibana, discutindo, analisando ou construindo bases sólidas de interpretação e preservação da memória histórica em nosso estado, a fim de se construir e moldar, qualitativamente, uma história que seja movida pelo exercício consciente e não alienado de cidadania.

Acessar a conferência

XV Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Os ENANCIBs, promovidos anualmente pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB), constituem o principal evento de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil.

O evento consiste de um foro privilegiado para apresentação e para discussão da pesquisa científica em Ciência da Informação, congregando estudantes, pesquisadores e programas de pós-graduação nacionais.

Acessar a conferência

III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade

É com grande satisfação que a Associação Baiana de Medicina de Família e Comunidade (ABaMeFaC) traz para Salvador – Bahia o IIIº Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade (CNMFC), primeiro evento de grande porte da Medicina de Família promovido em nosso estado.

A realização do IIIº CNMFC configura-se como uma oportunidade privilegiada de ampliar a troca entre profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) de diversos estados, compartilhando dificuldades e avanços dentro desta área de atuação, dando visibilidade para a especialidade da Medicina de Família, difundindo e estimulando a produção científica na APS.

Acessar a conferência

18º REDOR

A Redor - Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações Gênero foi criada em setembro de 1992 com o objetivo de congregar, articular e desenvolver os estudos sobre a mulher e relações de gênero no Norte e Nordeste brasileiro. Agrupa mais de 30 Núcleos e Grupos de Estudos vinculados às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa das duas regiões, com objetivo de:
•   incentivar a formação de novos Núcleos de Estudos e Programas de Estudos sobre a mulher, não só nas Instituições Federais de Ensino Superior como também nas demais instituições estaduais e particulares;
• impulsionar a produção teórico-metodológica na questão de gênero na região;
• fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas intra e inter-regionais;
• implementar o intercâmbio de informações e conhecimentos;
• divulgar a produção científico-acadêmica regional;
• estimular a capacitação de pessoal docente e técnicos envolvidos/associados aos núcleos e grupos de estudo;
• promover a realização de seminários de pesquisas em torno dessa temática, visando a sua divulgação, intercâmbio de informações e aprofundamento das questões teórico-metodológicas entre os Núcleos das Universidades do Norte/Nordeste.

Acessar a conferência

Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia

O Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEARQ) é um encontro organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEA) com a participação dos Centros e Diretórios Acadêmicos de Arquivologia das universidades brasileiras. O encontro tem por objetivo reunir estudantes dos cursos de Arquivologia em torno de problemáticas ligadas ao desenvolvimento científico e prático do estudante de Arquivologia, além da formação do futuro Profissional Arquivista, e dos possíveis espaços de dialogo do arquivista com a sociedade, debatendo as novas tendências da Arquivologia e da Tecnologia, aliando-as aos aspectos sociais, políticos e econômicos da realidade brasileira. Em sua 18ª edição, o evento promoverá a integração entre estudantes e futuros profissionais arquivistas e de outras áreas afins, de todo país. Na edição anterior do evento, realizado em julho de 2013 em Florianópolis-SC, a cidade de João Pessoa/PB foi escolhida por unanimidade como sede da edição 2014 do ENEArq. A capital do Estado da Paraíba sediará pela segunda vez o evento, que neste caso será realizado nas dependência da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Em sua Décima Oitava edição o encontro traz o tema: "Profissional Arquivista: Da formação academica as possibilidades de atuação no mercado de trabalho".

Acessar a conferência

IV Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia

Acessar a conferência

IX Colóquio Habermas

A realização dos Colóquios Habermas tem funcionado como oportunidade privilegiada de interação e discussão entre pesquisadores e estudantes focados ou interessados na obra do filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas.

Acessar a conferência

17º Encontro Nacional da Rede Feminista e Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero

O 17º ENCONTRO NACIONAL DA REDE FEMINISTA NORTE E NORDESTE DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO – REDOR abordarão o tema: “Estudos de Gênero, Feminismo e Políticas Públicas”. O evento é uma realização do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação Sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero – NIPAM / Universidade Federal da Paraíba- UFPB – João Pessoa - PB. A realização do encontro ocorrerá no período de 14 a 17 de novembro de 2012, na cidade de João Pessoa, Paraíba, nas dependências da Universidade Federal da Paraíba.

Acessar a conferência