Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ação do IDEP/UFPB e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Mari na Construção do Arranjo Produtivo da Mandioca
conteúdo

Notícias

Ação do IDEP/UFPB e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Mari na Construção do Arranjo Produtivo da Mandioca

publicado: 08/03/2019 12h22, última modificação: 08/03/2019 12h36

No último dia 07 de março de 2019, foi realizada, no Prédio da Reitoria da UFPB, reunião com representantes do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba – IDEP/UFPB e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário do Município de Mari – PB. Estavam presentes ainda representantes do BNB, SEBRAE, SENAR e EMPAEP. O encontro teve por objetivo discutir o desenvolvimento do Arranjo Produtivo da Mandioca no município de Mari e outros municípios próximos que se mostraram interessados (Santa Rita, Pilar, Mataraca, Mamanguape, Alagoinha e Sertãozinho).

Atualmente, o município de Mari é o maior produtor de mandioca em termos de área cultivada, todavia sua produtividade é baixa, o que está associado às técnicas de cultivo ultrapassadas e a ocorrência de uma nova doença da mandioca ainda não identificada. A cidade já teve 32 (trinta e duas) casas de farinha e hoje só possui duas. Tais problemas motivaram àquela secretaria, a conjuntamente com a UFPB, por meio do IDEP/UFPB, buscar soluções visando o desenvolvimento dessa importante cultura para o estado da Paraíba.

Nesta reunião foi criado um Grupo de Trabalho (GT) que irá fazer um diagnostico e apontar soluções para o desenvolvimento do arranjo produtivo da Mandioca na Zona da Mata e Brejo Paraibano.

Como resultado desta primeira reunião, ficou acertado um encontro prévio, no Campus II da UFPB, no dia 20 de março, visando planejamento de temas relacionados à cultura da Mandioca que serão abordados em seminário com produtores de Mandioca. Tal seminário será realizado dia 24 de março no Município de Mari.