por danielrocha publicado 16/11/2015 08h18, última modificação 19/11/2015 09h22
Regulamentação do novo marco legal em 2018 abriu as portas para a UFPB firmar parcerias com o setor privado, arrecadar royalties e poder comercializar mais de 240 depósitos de patentes.

UFPB aposta nas parcerias com a indústria para faturar com patentes

por Cleverton R. Fernandes publicado 19/04/2018 12h44 Notícia
Primeira edição do ciclo "Pesquisa em Cena", da PROPESQ-UFPB, focou no Novo Marco Legal de CT&I e contou com a participação de diretores da INOVA-UFPB.

Novo Marco Legal de CT&I foi destaque no 1º "Pesquisa em Cena"

As ações de implementação do Novo Marco Legal de CT&I foram iniciadas no final do ano passado, 2017, pela INOVA-UFPB, Procuradoria Jurídica, Reitoria e CONSUNI ao ser aprovada a Regulamentação da Nova Política de Propriedade Intelectual e Inovação na UFPB (Resolução CONSUNI Nº 18/2017), de iniciativa da INOVA-UFPB.

por Cleverton R. Fernandes publicado 28/03/2018 08h46 Notícia
A Diretoria de Transferência e Licenciamento Tecnológico (DTLT) deu início, no dia 23 de março, às ações anuais de transferência tecnológica das tecnologias protegidas pela UFPB.

Diretoria de Transferência Tecnológica convoca inventores para negociarem patentes da UFPB

A primeira reunião ocorreu na manhã do dia 23 de março de 2018 e contou com a participação de dez inventores, entre docentes e discentes, de tecnologias do setor alimentício e agroindustrial. Na ocasião foi possível conversar e esclarecer dúvidas sobre a importância do engajamento dos inventores nos esforços da Agência de Inovação em transferir as tecnologias.

por Cleverton R. Fernandes publicado 25/03/2018 21h24 Notícia
Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB) lança o Portfólio das Tecnologias depositadas pelos inventores da UFPB do período 2006 a 2017.

INOVA-UFPB lança novo Portfólio das Tecnologias da UFPB

O propósito do portfólio é divulgar e registrar as inovações depositadas pelos pesquisadores da UFPB. Assim, toda comunidade terá acesso as informações tecnológicas e possibilitará uma fonte de acesso para futuras parcerias com empresas e outras instituições.

por Cleverton R. Fernandes publicado 20/02/2018 11h34 Notícia
O Prêmio Delby Fernandes de Medeiros visa reconhecer os esforços de pesquisa tecnológica aplicada dos docentes, discentes e/ou técnico-administrativos realizados no ano base de 2016. O indicador são os pedidos de patentes e de registro de programa de computador.

INOVA-UFPB realiza 3º Prêmio de Inovação Prof. Delby Fernandes

por Cleverton R. Fernandes publicado 13/12/2017 10h16 Notícia

Patentes e busca de anterioridade foi tema de palestra no CT/UFPB.

Esse é o quinto ano desta iniciativa (2013-2017) que visa, além da disseminação da cultura da proteção e da inovação tecnológica aos alunos da Administração e da Engenharia de Produção, o aproveitamento das valiosas informações tecnológicas armazenadas em bancos de dados patentários nacional e internacionais.

por Cleverton R. Fernandes publicado 02/09/2017 16h06 Notícia
Oficina a ser realizada no dia 15 de setembro de 2017 em João Pessoa-PB.

Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual (Inscrições Gratuitas – Vagas Limitadas)

Evento com 6 horas de duração tem objetivo aproximar profissionais regionais e disseminar conhecimentos sobre as mais diversas oportunidades para inovação no segmento farmacêutico, dentro de um contexto histórico e com vistas ao futuro. Também como objetivo disseminar conhecimentos sobre propriedade intelectual, especialmente sobre o uso de patentes e informações tecnológicas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, assim como temas essenciais para a efetiva tradução de ciência em desenvolvimento tecnológico, econômicos e sociais.

por Cleverton R. Fernandes publicado 03/08/2017 13h55 Notícia
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da INOVA-UFPB, atingiu a 5ª posição nacional entre as universidades federais nesse ramo da propriedade intelectual.

Ranking do INPI posiciona a UFPB como a 2ª do Nordeste em pedidos de patentes de invenção

O Boletim Mensal de Propriedade Industrial, publicado na página virtual do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no dia 04/07/2017, apresentou o “Ranking dos Depositantes Residentes em 2016” com estatísticas preliminares. Nesse caso, entre as 50 maiores, a UFPB foi posicionada na 7ª colocação entre todas as organizações públicas e privadas nacionais que depositaram pedidos de patentes de invenções, sendo a 5ª entre as universidades federais e ficando atrás apenas da UFMG, UFC, UFPR e UFPEL.

por Cleverton R. Fernandes publicado 05/07/2017 12h25 Notícia
A Agência UFPB de Inovação Tecnológica lança edital para selecionar e contratar estagiário.

Oportunidade de bolsa-estágio: resultado final

O estágio curricular supervisionado não-obrigatório interno, denominado bolsa-estágio, será desenvolvido no ambiente de trabalho dos setores administrativos e/ou acadêmicos dos campi desta Universidade e realizado por estudantes da UFPB ou das Instituições de Ensino conveniadas, que comprovem matrícula e frequência regular em cursos de graduação, cumprindo 20 horas semanais.

por Cleverton R. Fernandes publicado 06/06/2017 15h00 Notícia