Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias
conteúdo

Últimas Notícias

por Brasil publicado 31/05/2013 15h12, última modificação 26/01/2024 13h15
As buscas de anterioridade tecnológica nos Bancos de Patentes já são estimuladas pelos NIT desde 2004.

CNPq exige Busca de Patentes nos editais e nas chamadas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) incluiu em suas chamadas com viés tecnológico o item Pesquisa em Bases de Propriedade Intelectual no roteiro das propostas a serem apresentadas.

por Cleverton R. Fernandes publicado 24/02/2017 13h52 Notícia
A Agência UFPB de Inovação Tecnológica lança edital para selecionar e contratar estagiário.

Oportunidade de bolsa-estágio: resultado final

O estágio curricular supervisionado não-obrigatório interno, denominado bolsa-estágio, será desenvolvido no ambiente de trabalho dos setores administrativos e/ou acadêmicos dos campi desta Universidade e realizado por estudantes da UFPB ou das Instituições de Ensino conveniadas, que comprovem matrícula e frequência regular em cursos de graduação, cumprindo 20 horas semanais.

por Cleverton R. Fernandes publicado 06/06/2017 15h00 Notícia
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da INOVA-UFPB, atingiu a 5ª posição nacional entre as universidades federais nesse ramo da propriedade intelectual.

Ranking do INPI posiciona a UFPB como a 2ª do Nordeste em pedidos de patentes de invenção

O Boletim Mensal de Propriedade Industrial, publicado na página virtual do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no dia 04/07/2017, apresentou o “Ranking dos Depositantes Residentes em 2016” com estatísticas preliminares. Nesse caso, entre as 50 maiores, a UFPB foi posicionada na 7ª colocação entre todas as organizações públicas e privadas nacionais que depositaram pedidos de patentes de invenções, sendo a 5ª entre as universidades federais e ficando atrás apenas da UFMG, UFC, UFPR e UFPEL.

por Cleverton R. Fernandes publicado 05/07/2017 12h25 Notícia
A UFPB elabora minuta para definição da sua política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Consulta Pública sobre a Política de Inovação Tecnológica da UFPB

Após adiamento, do dia 7 para o dia 14 de julho, foi realizada uma audiência pública (Fórum) para debater o tema com a presença do Diretor de Propriedade Intelectual da UFPB, Dr. Cleverton R. Fernandes. Esse “Fórum” foi realizado no auditório da reitoria, Campus I, das 09h00min até às 11h00min.

por Cleverton R. Fernandes publicado 05/06/2017 15h33 Notícia
Oficina a ser realizada no dia 15 de setembro de 2017 em João Pessoa-PB.

Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual (Inscrições Gratuitas – Vagas Limitadas)

Evento com 6 horas de duração tem objetivo aproximar profissionais regionais e disseminar conhecimentos sobre as mais diversas oportunidades para inovação no segmento farmacêutico, dentro de um contexto histórico e com vistas ao futuro. Também como objetivo disseminar conhecimentos sobre propriedade intelectual, especialmente sobre o uso de patentes e informações tecnológicas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, assim como temas essenciais para a efetiva tradução de ciência em desenvolvimento tecnológico, econômicos e sociais.

por Cleverton R. Fernandes publicado 03/08/2017 13h55 Notícia

Patentes e busca de anterioridade foi tema de palestra no CT/UFPB.

Esse é o quinto ano desta iniciativa (2013-2017) que visa, além da disseminação da cultura da proteção e da inovação tecnológica aos alunos da Administração e da Engenharia de Produção, o aproveitamento das valiosas informações tecnológicas armazenadas em bancos de dados patentários nacional e internacionais.

por Cleverton R. Fernandes publicado 02/09/2017 16h06 Notícia