Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > INOVA-UFPB expõe ações em prol de startups no Hackathon 2019
conteúdo

Notícias

INOVA-UFPB expõe ações em prol de startups no Hackathon 2019

Diretores da INOVA-UFPB apresentam as ações para o desenvolvimento de startups no Hackathon SOlvlEEE it 2019, do Centro de Informática.

por Cleverton R. Fernandes publicado: 18/02/2019 17h52, última modificação: 18/02/2019 17h52

Na tarde do dia 13 de fevereiro de 2019 a diretoria da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB) realizou uma mini-série de palestras sobre as ações para o desenvolvimento de startups, a partir da UFPB, na Semana da Computação (HACKATHON SOlvlEEE it) no Centro de Informática.

Na ocasião, após a apresentação da Agência pelo Diretor-Presidente Dr. Petrônio Athayde, foram apresentadas as boas práticas de proteção tecnológica pelo Diretor de Propriedade Intelectual, Dr. Cleverton Fernandes, seguida da explanação sobre as formas de licenciamento e transferência tecnológica para empresas pela Diretora de Transferência e Licenciamento Tecnológico, Dra. Melânia Cornélio.

Posteriormente foram apresentadas as formas de criação e manutenção de startups e spin-offs por meio das ações da Diretoria de Incubação Empresarial de Base Tecnológica conduzidas pelo Dr. Raimundo Menezes, inclusive destacando a nova Resolução aprovada no CONSUNI que trata sobre o tema e dos próximos editais de incubação a serem lançados em breve. Por fim, o Prof. Fábio Sampaio, representando o Hospital Universitário/EBSERH, expôs as oportunidades de desenvolvimento de novas soluções tecnológicas em informática para a gestão hospitalar; permitindo, por exemplo, o surgimento de startups especializadas.

Ao término das apresentações os participantes puderam dirimir dúvidas sobre cada tema, inclusive, sobre as possibilidades de desembaraços burocráticos permitidas pela recém aprovada Resolução que regulamenta as ações de incubação de base tecnológica no âmbito da UFPB e do Novo Marco Legal, Lei nº 13.243/2016, que facilita o empreendedorismo tecnológico dos docentes D.E. e as aprovações dos processos de parcerias público-privadas em matéria de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I).  

 

Fonte: DPI.