Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > Mais uma vez a UFPB está no topo do Ranking de Patentes

Mais uma vez a UFPB está no topo do Ranking de Patentes

UFPB mantém a liderança nacional em depósitos de patentes por dois anos seguidos: 2018 e 2019.
por Cleverton R. Fernandes publicado: 28/09/2020 16h19, última modificação: 29/09/2020 13h48
UFPB é bicampeã!

O esforço e a dedicação da equipe da INOVA-UFPB mais uma vez frutifica em benefício não só da comunidade acadêmica da UFPB e sim de toda a Paraíba. A Paraíba é destaque nacional em depósito de patentes com a UFPB em primeiro e a UFCG em segundo lugar no Ranking dos Depositantes Residentes de Patentes de Invenção promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Vide abaixo:

A Diretoria de Propriedade Intelectual da INOVA dedicou esforços consideráveis tanto na captação das novas tecnologias criadas pelos pesquisadores da UFPB, como na promoção de trabalho incansável em termos de correções, análises, revisões, redações e depósitos dos pedidos de patentes da UFPB. A UFPB passou de 4ª colocada em 2018 (Ranking das proteções de 2017*) para o topo em 2018! Para o Prof. Dr. Petrônio Filgueiras de Athayde Filho "a manutenção da primeira posição revela o quão dedicada é a equipe da INOVA". Ele destaca ainda que "a nossa equipe é compacta, mas muito competente e faz tudo com muita satisfação, com um olhar no futuro sustentável da nossa Instituição". Para se ter uma ideia, a Petrobrás ficou na quinta colocação a frente da UNICAMP (6ª) e da USP (8ª).

Por fim, toda a equipe da INOVA-UFPB aplaude e reconhece o excepcional esforço de todos os pesquisadores/inventores (alunos, docentes e técnicos-administrativos) da nossa Instituição, sempre buscando avançar com novas soluções tecnológicas que contribuam para a nossa sociedade mesmo tendo que lidar com enormes adversidades, como foi o caso dos vultosos cortes de recursos. Não devemos nos deixar abater, ainda há muito a fazer.

Fonte: DPI/INOVA-UFPB.

* - A publicação do ranking sempre é em um ano posterior ao das patentes depositadas. Por exemplo, o Ranking 2020 mensura os depósitos de 2019 e assim sucessivamente.