Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > Marco histórico para a UFPB: primeira Startup de Inovação incubada
conteúdo

Notícias

Marco histórico para a UFPB: primeira Startup de Inovação incubada

O Edital Extraordinário Nº 01/2020, da Diretoria de Incubação Empresarial de Base Tecnológica (DIEBT), para seleção de propostas de empresas com tecnologias destinadas à mitigação e à prevenção dos efeitos da COVID-19 deu seu primeiro fruto no dia 19 de junho de 2020 com a aprovação do credenciamento da Startup YBY Inovações Biotecnológicas cuja tutoria será de responsabilidade do Prof. Cosme Salinas do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).
por Cleverton R. Fernandes publicado: 26/06/2020 12h11, última modificação: 26/06/2020 12h18
Exemplo da PIVOT BIO (fonte: divulgação).

Exemplo da PIVOT BIO (fonte: divulgação).

O Edital Extraordinário Nº 01/2020, da Diretoria de Incubação Empresarial de Base Tecnológica (DIEBT), para seleção de propostas de empresas com tecnologias destinadas à mitigação e à prevenção dos efeitos da COVID-19 deu seu primeiro fruto no dia 19 de junho de 2020 com a aprovação do credenciamento da Startup YBY Inovações Biotecnológicas cuja tutoria será de responsabilidade do Prof. Cosme Salinas do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). A equipe da empresa é formada pelos seguintes estudantes: Fernanda Mikainy Antas Lunguinho Dantas e Carlos Vinícius Carvalho do Nascimento. A empresa contará com o suporte técnico de Fábio Abrantes de Oliveira e de integrantes da INOVA-UFPB no âmbito do empreendedorismo criativo, propriedade intelectual e relações interorganizacionais visando parcerias e licenciamentos tecnológicos.

Vale destacar que o carro chefe da YBY Inovações Biotecnológicas é um inoculante com bactérias promotoras de crescimento para gramíneas, ou seja, uma solução tecnológica, aprovada pelo Edital Nº 10/2019 (Chamada Púbica do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha/PB), que visa melhorar a produção de alimentos que pode ser afetada durante a pandemia da COVID-19. Assim, a primeira Startup oficial da UFPB terá recursos provenientes do Programa Centelha e poderá utilizar os espaços de incubação ofertados pelos Centros credenciados no Edital Nº 01/2019.

Fonte: DIEBT/INOVA-UFPB.