Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > Paraíba sobe para 7º lugar em Inovação no Ranking dos Estados

Paraíba sobe para 7º lugar em Inovação no Ranking dos Estados

A Paraíba subiu do 8º para o 7º lugar no pilar “Inovação” do Ranking de Competitividade dos Estados - 2019, uma ferramenta usada pela ONG Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), Economist Intelligence Unit e Tendências Consultoria Integrada, para avaliar a administração pública, diagnosticar e eleger prioridades.
publicado: 05/03/2020 20h07, última modificação: 05/03/2020 20h07

No pilar “Inovação” o Estado ocupa o primeiro lugar do Nordeste. Este pilar contempla quatro indicadores que refletem a importância dos setores privado e público e das universidades como promotores da inovação: (1) Investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento - medido pelo investimento público em P&D em proporção do PIB; (2) Patentes – total de concessão de patentes em relação ao PIB; (3) Bolsa de Mestrado e Doutorado – proporção de estudantes com bolsa CAPES/CNPQ; e (4) Empreendimentos Inovadores - número de Aceleradoras, Incubadoras, Parques Tecnológicos e Parques Científicos associados à Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) para cada 1 milhão de habitantes.

No indicador “Patentes” a Paraíba subiu 3 posições em relação a 2018. Neste quesito, a Agência UFPB de Inovação Tecnológica vem contribuindo mediante a elevação, ano a ano, do número de depósito de patentes junto ao INPI, tendo assumido o topo do ranking de maiores depositantes nacionais. Outra depositante de patentes na Paraíba é a UFCG. https://www.instagram.com/p/B8cD4zpJjq8/

No ranking geral, considerando todos os 10 pilares, a Paraíba ocupa a 11ª posição sendo a mais competitiva no Norte e Nordeste, em seguida vem o Estado do Ceará. Para maiores detalhes sobre o Ranking, acesse: http://www.rankingdecompetitividade.org.br

Fonte: Ranking de Competitividade dos Estados, edição 2019.