Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > IPeFarM coordena Comitê Gestor do Polo Juá Caatinga

IPeFarM coordena Comitê Gestor do Polo Juá Caatinga

Oficina de trabalho na cidade de Nova Palmeira teve a participação de representantes de vários municípios das regiões do Curimataú e Seridó
publicado: 07/07/2016 10h39, última modificação: 01/04/2020 16h49
Exibir carrossel de imagens Na última sexta feira (01), o Polo Juá Caatinga realizou uma oficina de trabalho na cidade de Nova Palmeira

O Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM), através do seu Presidente, Professor Rui Macêdo, está coordenando o Comitê Gestor do Polo Juá Caatinga, projeto financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional/Rotas da Integração Nacional/Rotas da Biodiversidade. Na última sexta feira (01), o Polo Juá Caatinga realizou uma oficina de trabalho na cidade de Nova Palmeira, com a participação de representantes de vários municípios das regiões do Curimataú e Seridó, para apresentar o projeto do polo.

O Professor Rui Macêdo apresentou a palestra intitulada “Agroecologia Industrial de Plantas Medicinais do Bioma Caatinga”, na qual o foco da discussão foi o cultivo das plantas medicinais do bioma caatinga de forma economicamente viável para os agricultores familiares.

Na sua apresentação, o Professor Rui Macêdo mostrou os trabalhos de pesquisa que já vem realizando na região de Sumé / Serra Branca – Cariri Ocidental – , evidenciando que essa será uma alternativa para o desenvolvimento sustentável do Estado da Paraíba e Nordeste brasileiro na busca de um projeto tecnológico concreto para a convivência com a seca utilizando os recursos naturais existentes e já resilientes aos longos períodos de estiagem na região.

O IPeFarM/UFPB contribuindo para as soluções dos problemas com tecnologias que estão sendo implantadas através da Plataforma de Produção Industrial de Insumos Farmacêuticos Ativos Vegetais, projeto financiado pelo Ministério da Saúde/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos/Coordenação do Complexo Industrial da Saúde.

Participaram da reunião os membros do Comitê Gestor: Prof. Paulo Fernando Cavalcanti (PLADES/UFPB), Marilia O Professor Rui Macêdo apresentou a palestra intitulada “Agroecologia Industrial de Plantas Medicinais do Bioma Caatinga” Medeiros (PLADES/SETDE – PB), Fabiane Costa Batista (INSA/MCTIC) e Maria de Lourdes (CENEP). Já da oficina participaram o prefeito de Nova Palmeira – Ailton Gomes Medeiros, secretários da Agricultura e Saúde, representantes da UFCG – Campus de Cuité, do Instituto Federal de Educação Tecnológica – Campus Picuí, agricultores familiares e estudantes.

Após discussões construtivas, ficaram definidos alguns encaminhamentos positivos para organização do Núcleo do Polo Juá Caatinga para a região do Curimataú/Seridó, entre eles a discussão com os prefeitos e secretários de Saúde da região com vistas à organização de uma Farmácia Viva para a região e escolha de 10 representantes da agricultura familiar para o Seminário. De acordo com o Professor Rui Macêdo, serão planejadas atividades de capacitação dos agricultores familiares para o cultivo de plantas medicinais.