Notícias

• Estão abertas, até 6 de fevereiro, as inscrições para os cursos da Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Processo Seletivo Unificado 2018.1 da ETS oferta 86 vagas nos Cursos Técnicos em Análises Clínicas (20 vagas), em Enfermagem (40) e em Prótese Dentária (26).

• Permanecem abertas as inscrições para cursos de língua estrangeira gratuitos, através do Ministério da Educação (MEC), e de baixo custo, por meio da Cooperativa Cultural Universitária da Paraíba (Codisma).

As inscrições para o curso on-line de língua inglesa My English Online (MEO), ofertado pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) do MEC, são gratuitas e devem ser efetuadas até 30 de junho de 2019, exclusivamente, por meio do Portal do Aluno do Programa IsF.

• Com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Polo de Tecnologia Extremo Oriental das Américas (Extremotec) foi criado, em João Pessoa, no final do ano passado. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica e da inovação na capital paraibana.

• O professor Valdir Braga está vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde 2008 e é o atual diretor do Centro de Biotecnologia (CBiotec). O docente dedica-se a pesquisas para compreender os mecanismos que levam à hipertensão arterial e ao desenvolvimento de medicamentos para essa enfermidade.

• A organização do XVIII Encontro Estadual de História, promovido pela Associação Nacional de História - Seção Regional da Paraíba (Anpuh-PB), recebe inscrições de propostas de simpósios temáticos, minicursos e oficinas pedagógicas para o evento. Os proponentes devem utilizar ficha de inscrição disponível no site da Anpuh-PB e enviá-la por e-mail até 15 de janeiro.

• O Coral Universitário Gazzi de Sá, uma das atividades promovidas pela Coordenação de Extensão Cultural (COEX) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC/UFPB), está com inscrições abertas para novos participantes, até 7 de fevereiro.

• A quantidade de pedidos de patente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) depositados junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) cresceu mais de 400% de 2014 a 2017, ao saltar de 14 para 58, de acordo com relatório da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova). O documento foi apresentado pelo diretor da agência, Petrônio Filgueiras de Athayde Filho, no dia 18 de dezembro, em reunião no gabinete da reitora Margareth Diniz, no campus I, em João Pessoa.

• O Uso Sustentável do Semiárido: desafios e progressos será o tema do III Simpósio Nacional de Estudos para Produção Vegetal no Semiárido (Sinprovs 2018), programado para ocorrer os dias 7, 8 e 9 de maio de 2018, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, em Campina Grande (PB).

• A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) e a Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) selecionam bolsistas para atuarem nos encargos de professor e de apoio às atividades do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC). O curso é promovido no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) pela ETS e proporciona educação profissional técnica de nível médio para jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

• A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) poderá ser polo paralímpico brasileiro em 2018, devido ao bom desempenho que seus paratletas vêm obtendo em competições internacionais nos últimos dois anos. A proposta de uma parceria foi sinalizada pelo diretor do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) Mizael Conrado ao treinador e professor do Departamento de Educação Física (DEF) da UFPB Pedro de Almeida Pereira, em reunião no início de novembro, no Centro de Treinamento do Comitê, em São Paulo.

• O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza de 22 a 26 de janeiro de 2018, inscrições para o processo seletivo do Mestrado Acadêmico em Enfermagem para a turma do primeiro semestre de 2018. Estão sendo oferecidas 16 vagas.

• A terceira conferência Sharks International será realizada no período de 3 a 8 de junho de 2018, em João Pessoa, com total apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mais de 500 cientistas, profissionais e estudantes são esperados para o evento, que é voltado aos elasmobrânquios, subclasse de peixes com mais de mil espécies identificadas, que inclui tubarões, raias, quimeras e outros peixes cartilaginosos.

• A professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPB Loreley Gomes Garcia participou do lançamento da coletânea de ensaios Brasil, Brasileiros - Por que somos assim?, no fim da tarde de 14 de dezembro, na Fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo.

• A Administração Central da UFPB, em nome de todos os seus servidores, lamenta profundamente o falecimento da profa. Nayana Ruth Mangueira de Figueiredo, do Departamento de Gestão Pública - CCSA – UFPB, ocorrido nesta sexta-feira (22).

A profa. Nayana era mestre em Economia e doutoranda em Geografia pela UFPB, exerceu chefia de Departamento e foi uma das fundadoras do Bacharelado em Administração Pública da UFPB  curso a distância – EAD. Também integrou a  Divisão de Apoio aos Desenvolvimento de Pequenos Municípios do Instituto UFPB de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Idep).

• Neste ano, fomos desafiados, como nunca, no cumprimento de nossa missão institucional. Enfrentamos os percalços, especialmente a escassez de recursos e as afrontas às universidades federais do País, com o apoio da comunidade acadêmica e da sociedade. No trajeto, aperfeiçoamos nossa gestão, investimos em soluções inovadoras, fortalecemos estratégias e ampliamos parcerias. Os bons resultados vieram.