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Atividades, Funções e Formas de Acesso

por Ouvidoria publicado 28/03/2016 08h30, última modificação 22/08/2018 17h32

Atividades desempenhadas pela Ouvidoria Geral da UFPB
 
Ouvidoria é um espaço em que o cidadão  pode apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias:
Os cinco tipos de manifestação são classificadas de acordo com o que o cidadão deseja, Veja na lista abaixo quando utilizar cada tipo: 

SUGESTÃO: Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria dos serviços públicos.

 ELOGIO: Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento, e/ou com o serviço que foi prestado.

 SOLICITAÇÃO: Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material, como receber um Documento, ou a ação do órgão em uma situação específica. Por exemplo, se a entrega do documento ou um determinado processo ou ação não foi atendida em um prazo favorável,você pode solicitar que seja tomada as devidas providências para chegar ao resultado desejado.

 RECLAMAÇÃO: Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou serviço, e não teve resposta.

DENÚNCIA: Se você quer comunicar a ocorrência de um ato ilícito, uma irregularidade praticada por agentes públicos. Também pode ser usada para denunciar uma violação aos direitos humanos.

Em alguns casos, a sua manifestação não será uma denúncia e sim uma solicitação. Por exemplo, se falta acessibilidade na Instituição, você poderá fazer uma solicitação para que o órgão tome uma providência.

 
A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso;
Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade;
A Ouvidoria Geral da UFPB realiza visitas itinerantes aos centros e campi da UFPB;
A Ouvidoria Geral da UFPB tem trabalhado com mediações de conflitos obtendo resultados satisfatórios.
 
Funções da Ouvidoria Geral da UFPB
 
Ouvir e compreender as diferentes formas de manifestação dos cidadãos, bem como reconhecer os cidadãos, sem qualquer distinção, como sujeitos de direitos, qualificando suas solicitações de forma adequada, caracterizando situações e identificando os seus contextos, para que sejam usadas como forma de melhoria da gestão.
 
Formas de Acesso do cidadão
 
A manifestação pode ser feita de forma presencial,

pela Internet através do e- mail: ouvidoria@ufpb.br,

através da página da ouvidoria: http://www.ufpb.br/ouvidoria/

ou via e- OUV : https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/RegistrarManifestacao.aspx, 

(Este sistema é um canal integrado para encaminhamento de manifestações a órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Está disponível na internet e funciona 24 horas) e ainda por carta ou telefone.