Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Apoio ao Estudante com Deficiência

Apoio ao Estudante com Deficiência

por danielrocha publicado 29/08/2016 09h27, última modificação 29/08/2016 09h27

Conforme determina o Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, em seu inciso X, do parágrafo 1º do artigo 3º, a Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante – Prape assiste o estudante com deficiência através de ações próprias e em coordenação com outros setores da UFPB, sobretudo com o Comitê de Inclusão e Acessibilidade – CIA da Instituição, quer seja com o aporte financeiro de recursos, quer seja com intermediação e intervenção como órgão superior da Reitoria.

Junto ao CIA, esse apoio se dá através do Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência – PAED.

O PAED visa a dar apoio pedagógico aos estudantes com deficiência através de acompanhamento de um estudante bolsista (chamado apoiador) do mesmo curso ou área que o estudante com deficiência. O apoiador tem como principais obrigações dar suporte às atividades em sala e ajudar na mobilidade do estudante apoiado pelo campus.

A Prape investe no PAED sobretudo em:

  • a compra de materiais permanentes para uso e empréstimo aos estudantes com deficiência;
  • o custeio de bolsas de monitoria do Programa.

A atual Coordenadora do Comitê de Inclusão e Acessibilidade – CIA é a Professora Andreza Aparecida Polia, do Departamento de Terapia ocupacional do Centro de Ciências da Saúde – Campus I.

Para mais informações sobre o PAED (seleção, editais etc.) e outras ações do órgão, acessar o sítio do Comitê (http://www.ufpb.br/cia/) ou através do telefone (83) 3216-7973.