REUNI - Reestruturacao e Expansao das Universidades Federais
Página Inicial
 
 

Educação Física / CCS - campus I (João Pessoa)

E-mail Imprimir PDF
O Curso de Graduação em Educação Física é ofertado nas modalidades Bacharelado e Licenciatura.

Na modalidade de Bacharelado, o Curso deverá assegurar uma formação acadêmicoprofissional de qualidade voltada para uma intervenção fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. O Bacharel em Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das manifestações e expressões culturais do movimento humano fora do âmbito da Educação Básica, dando ênfase na promoção, proteção e reabilitação da saúde por meio da atividade física e do desenvolvimento e rendimento físico esportivo.

O Curso de Graduação em Educação Física na modalidade Licenciatura, deverá assegurar uma formação acadêmico-profissional, humanista e crítica, qualificadora de uma intervenção fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. O Licenciado em Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das manifestações e expressões culturais do movimento humano no contexto da Educação Básica, dando ênfase à formação para a cidadania e a inclusão social.

Modalidades
Bacharelado - NOVO REUNI
Licenciatura

Duração do Curso
Mínima: 08 (oito) períodos letivos
Máxima: 12 (doze) períodos letivos

Corpo docente
06 doutores, 10 mestres, 05 especialistas, 01 graduado e 02 professores cursando doutorado.

Pesquisa
Os alunos que ingressarem no curso têm a oportunidade de integrar grupos de estudos, de pesquisa e de extensão que desenvolvem diferentes atividades acadêmico-científicas de intervenção social, visando a promoção da saúde, o desenvolvimento de práticas esportivas, a formação da cidadania e a produção do conhecimento.

Extensão
Pessoas da comunidade participam dos cursos de extensão que envolvem as mais variadas práticas esportivas e com atividades para a terceira idade. Os alunos participam dos cursos pelo Programa de Bolsas de Extensão (Probex).

Laboratórios
No Laboratório de Estudos e Pesquisas do Movimento Humano, os alunos entram em contato com o desenvolvimento e performance humana e práticas em avaliação. O Laboratório de Práticas Alternativas e Massagens desenvolve atividades como biodança e yoga, dentre outras.

Estágios
A partir do 5º período do curso, os alunos podem fazer estágios que viabilizam a aplicação dos conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos sobre a atividade física. Empresas conveniadas com a UFPB geralmente remuneram seus estagiários.

Mercado de Trabalho
O Bacharel em Educação Física poderá atuar como autônomo e/ou em Instituições e Órgãos Públicos e Privados de prestação de serviços em atividade física, desportiva e/ou recreativa e outros na natureza onde estiverem sendo aplicadas atividades físicas e/ou desportivas.

O profissional com Licenciatura em Educação Física atua em Instituições e Órgãos Públicos e Privados de Educação Básica exercendo a docência, bem como pesquisar, coordenar programas de atividade física, esporte e lazer no contexto da educação básica.

 
 



REUNI - Reestruturação e expansão das universidades federais
Copyright © Todos os direitos reservados.



Universidade Federal da Paraíba
Comissão de Apoio à Gestão do Reuni
Cidade Universitária - João Pessoa - PB -  Brasil - CEP: 58059-900