Notícias

  • Como parte de suas atividades, a Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da UFPB apresentou seu relatório anual para a vice-reitora Bernardina Freire, na manhã de 29 de outubro. A vice-reitoria é a unidade que coordena todas as comissões da instituição. O documento da CGA trouxe, além de uma retrospectiva das principais ações desenvolvidas, dados para o planejamento de 2018.

     

  • Ex-alunos da primeira turma do curso de Engenharia Civil do campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comemoram cinquentenário de formatura nesta terça, 12 de dezembro. O reencontro da “Turma Professor Serafim Rodriques Martínez” ocorrerá em solenidade na área livre do Bloco de Multimídia do Centro de Tecnologia (CT), a partir das 10h. Para a ocasião, estão programados missa de ação de graças, descerramento de placa alusiva à data e entrega de medalhas.

     

  • A Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vem reiterar sua indignação e manifestar repúdio à ação de condução coercitiva de dirigentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em operação que apura supostos desvios na construção do Memorial da Anistia. Em 6 de dezembro, o reitor, a vice-reitora e outros servidores foram levados pelos agentes da Polícia Federal para prestar depoimentos, sem mais explicações.

     

  • Os estudantes veteranos de cursos presenciais dos campi I (João Pessoa) e IV (Litoral Norte - unidades Mamanguape e Rio Tinto) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) devem ficar atentos ao prazo estabelecido para matrícula no semestre letivo 2017.2, que encerra-se neste sábado, 9 de dezembro.

     

    O procedimento deve ser realizado pelos próprios alunos, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

     

  • Com o objetivo de debater a importância da gestão ambiental para a garantia do meio ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente justo para esta e para as próximas gerações, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia, de 11 a 15 de dezembro, o Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Congestas 2017).

     

    O evento acontecerá no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), localizado no campus I, em João Pessoa, e tem como público alvo, pesquisadores, docentes, estudantes, gestores ambientais e demais interessados.

     

  • Alunos e professores do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram, na tarde de 24 de novembro, o primeiro carro de corrida, do tipo monoposto, movido a energia elétrica do Norte/Nordeste.

     

    A apresentação foi feita no Auditório da Reitoria pelo diretor e pelo vice-diretor do CEAR, Zaqueu Ernesto da Silva e Euler Cássio Tavares de Macêdo, respectivamente, na presença da reitora Margareth Diniz, com exposição do veículo no hall da entrada do prédio da reitoria, no campus de João Pessoa.

     

  • O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB), Campus II, a Prefeitura Municipal de Areia e a comunidade areiense recebem nestes sábado (9) e domingo (10), a equipe do “Projeto de Extensão Experiências Criativas na TV”.

     

  • A comunidade acadêmica do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (CI/UFPB) terá, pela primeira vez, a oportunidade de, numa ação conjunta, realizar uma profunda avaliação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e das ações administrativas da unidade. Ao mesmo tempo serão propostas soluções alternativas para que o Centro alcance um novo patamar de excelência.

     

  • Os cursos de graduação, presenciais e a distância, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) têm prazo até 13 de dezembro para participar da seleção de Projetos de Ensino no âmbito do Programa de Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), para os semestres letivos 2017.2 e 2018.1.

     

  • A Câmara Municipal de Cabaceiras (PB) concedeu, em sessão extraordinária realizada no domingo, 3 de dezembro, o título de Cidadão Cabaceirense ao professor Reinaldo Lucena, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

     

  • NOTA OFICIAL

    MEMÓRIA DA DITADURA

     

    A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em nome dos (as) sessenta e três reitores (as) das Universidades Federais brasileiras, vem, mais uma vez, manifestar a sua indignação com a violência, determinada por autoridades e praticada pela Polícia Federal, ao conduzir coercitivamente gestores (as), ex-gestores (as) e docentes da Universidade Federal de Minas Gerais, em uma operação que apura supostos desvios na construção do Memorial da Anistia.

  • Voltado para jovens e adultos acadêmicos ou aspirantes a empreendedor, o “II Startando Ideias do Brejo” foi realizado, no dia 30 de novembro, com o objetivo de identificar e mapear ideias e projetos da região. Focado no tema “Empreendedorismo e Inovação” o evento ocorreu no Hotel Pousada da Serra, em Bananeiras. No local, mais de 60 jovens empreendedores estiveram presentes interessados em transformar suas ideias inovadoras em negócios.

     

  • A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) realiza, nesta quinta-feira (7), seu penúltimo concerto do ano, no qual exalta a obra dos compositores brasileiros Antônio Carlos Gomes (1836-1896) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959). A apresentação será na Igreja de São Francisco, às 20h, e a entrada é gratuita.

     

  • A organização internacional Shriners propôs, à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a reforma do Setor de Fissurados do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e instalação de uma nova sala cirúrgica. Localizado no Ambulatório do hospital-escola, no andar térreo do prédio, o setor oferece tratamento multidisciplinar a pacientes portadores de Fissuras Labiopalatinas (FLP).

     

  • Encontram-se abertas as matrículas para o curso gratuito de ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Núcleo de EJA do Centro de Educação (CE) do campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As matrículas podem ser feitas até o dia 29 deste mês, no horário das 9h às 17h, e em alguns casos durante todo o ano letivo.

     

    São oferecidas 100 vagas para o período da tarde e 100 para o período da noite. O candidato deve ter idade mínima de 18 anos. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2018.

     

Páginas