Notícias

  • O Fórum Universitário da UFPB convida para a palestra “Silêncio e Educação”, com o professor catedrático da Universidade do Minho, Alberto Filipe Araújo. O evento será realizado na segunda próxima (21), às 18h30, no auditório do Centro de Educação (CE), no Campus I. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica.

     

  • Estudantes de escolas públicas e privadas do ensino médio, estudantes universitários, gestores de escolas, professores e público interessado podem participar do “II Seminário Protagonismo Juvenil: Violência, Direitos Humanos e Políticas Públicas”. O evento acontece nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), no auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (CCSA/UFPB), Campus I, em João Pessoa.

     

  • A partir desta segunda-feira (21), quem não conseguiu assistir aos indicados à “16ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro”, realizado pela Academia Brasileira de Cinema, ou quiser rever as produções, terá uma segunda chance. O Cine Aruanda do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), em João Pessoa, receberá exibições gratuitas dos filmes que concorrem ao Voto Popular, até o dia 29 deste mês.

  • A Estação Ferroviária da cidade de Cabedelo foi escolhida como um dos cenários principais para a gravação da minissérie intitulada “O Sumiço de Santo Antônio”. O cenário foi escolhido devido à sua arquitetura histórica, assim como o fato de possuir uma locomotiva antiga que ainda está disponível na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Essa minissérie está sendo produzida e será exibida em 2018, na TV UFPB, associada à TV Brasil, no canal aberto 43 UHF e na NET, canal 22.

     

  • Os estudantes Janislley Oliveira e Kened Oliveira, do ramo estudantil IEEE do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (CI/UFPB), estão entre os vencedores do prêmio “Citizen Empowerment Prize”, concedido durante o “1st IEEE International Summer School on Smart Cities (IEEE S3C)”, evento realizado de 6 a 11, deste mês, no Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

     

  • O prazo para submissão de trabalhos ao I Congresso Internacional de Direitos Difusos (Conidif) termina na próxima segunda (21). Os interessados podem enviar comunicações orais ou pôsteres, e inscrever até dois trabalhos como autores principais. O I Conidif será realizado em Campina Grande, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, entre os dias 14 e 16 de setembro.

     

  • O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) juntamente com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia e Informação (GEPSI) promovem a mesa-redonda "A Conjuntura Política e Econômica Brasileira e seus Impactos para as IFES". O evento acontece no dia 24 deste mês, às 15h, no auditório azul do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

     

  • O Gabinete da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), considerando inconsistentes as reiteradas versões disseminadas em redes sociais e na imprensa sobre a entrega de título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, informa:

     

  • Representantes dos cursos de mestrado e doutorado  das universidades que integram da rede dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Rede Prodema) encontram-se em Aracaju, de 14 a 17 de agosto, para troca de experiências e debates relacionados ao tema “Mudanças Climáticas: efeitos e adaptações”.

     

  • A produção do Departamento de Matemática (DM/CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) figura entre as melhores do mundo, compondo um seleto grupo de seis universidades brasileiras que lideram em número de citações e de publicações científicas no País, de acordo com o Academic Ranking of World Universities 2017 do Shanghai Ranking's. A lista traz a UFPB como a única representante entre as instituições de ensino superior do Nordeste do Brasil.

     

  • Considerando os desafios e as novas oportunidades de atuação profissional no cenário nacional, bem como o papel da Universidade de contribuir com a formação empreendedora dos seus discentes, a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), em conjunto com o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), promove o I ENCONTRO DOS PROFESSORES DE EMPREENDEDORISMO DA UFPB.

     

  • O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou edital para o credenciamento de docentes na categoria permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS). As inscrições ocorrerão até o dia 25 deste mês.

     

    O Mestrado Acadêmico criado pela Resolução nº 202 do Conselho Universitário oferece uma vaga e está estruturado na área de concentração Serviço Social e Política Social, a qual oferece duas linhas de pesquisa: Serviço Social, Trabalho e Política Social; e Estado, Direitos Sociais e Proteção Social.

  • A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas/Zoologia (PPGCB) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (CCEN/UFPB) divulgou o edital para o processo de seleção do Mestrado Acadêmico 2017/2. Estão sendo oferecidas 4 (quatro) vagas para o Mestrado, sendo 1 (uma) vaga destinada ao Programa de Ações Afirmativas da UFPB.

     

  • O Núcleo de Extensão em Justiça Animal (NEJA) e a Comissão de Direito e Bem-Estar Animal da UFPB, em parceria com outras entidades, convidam para o II Seminário Paraibano de Direito Animal. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de agosto, das 8h às 19h, no auditório do Centro de Tecnologia (CT), campus I, aberto à participação de toda a comunidade.

     

  • Reunindo pesquisadores, professores e estudantes de todo o País, começa nesta terça, 15 de agosto, o IX Congresso Brasileiro de História da Educação, que segue até a próxima sexta, 18. A conferência de abertura será realizada pelo professor emérito do Collège de France, Roger Chartier, no Auditório Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas da União (TCU), em João Pessoa.

     

Páginas