Notícias

• A Editora UFPB a partir desta segunda-feira (21) até o dia 22 de fevereiro recebe inscrições de obras literárias para seleção de 10 títulos relacionados aos gêneros de poesia, poema, soneto ou cordel.

• A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB), através de comunicado, prorrogou até esta sexta-feira (18) o prazo de inscrição para seleção de servidores técnico-administrativos que vão atuar temporariamente no cadastramento dos candidatos classificados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério de Educação (MEC) para ingresso nos cursos de Graduação da UFPB em 2019.

• Um processo de seleção de estagiários foi realizado pela Biblioteca Setorial do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (BS/CI/UFPB), Campus I em João Pessoa. A Biblioteca Setorial do CI concluiu a seleção e informa o resultado dos estagiários de Biblioteconomia homologados no processo seletivo.

• A Comissão Permanente de Melhoria do Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (CPME/PRG/UFPB) divulgou um comunicado sobre a regularização da situação de estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018. A regularização ocorre seguindo os processos previstos no edital 40/INEP. Os estudantes concluintes têm até o dia 31 deste mês para efetuar o procedimento.

A regularização deve ser feita exclusivamente no Sistema Enade, na funcionalidade "Dispensa  estudante concluinte", por um dos seguintes processos:

• O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará processo seletivo para o ano letivo de 2019 do Mestrado e Doutorado. Tem como área de concentração: Desenvolvimento e Propriedade de Materiais.

No total, são oferecidas 35 vagas, sendo 20 vagas para o Mestrado e 15 vagas para o Doutorado. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (18).

• Tendo em vista que uma parcela de servidores não percebeu o Adicional Ocupacional (Insalubridade, Periculosidade, Raios-X ou Irradiações Ionizantes) na Prévia do Contracheque referente ao mês de janeiro de 2019, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas informa:

• A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acompanha a tendência mundial que prevê a substituição do uso do papel em processos administrativos. Esses procedimentos passarão a ser realizados por meios digitais, a partir de março. A informação foi confirmada pelo Pró-Reitor de Administração, professor Aluísio Souto, Reitor em exercício da UFPB. Ele contou que esse trabalho já vem sendo preparado desde 2016 e acompanha uma determinação do decreto 8.539, da Presidência da República.

• Termina nesta terça-feira (15) o prazo de inscrições com 70 por cento de desconto para o 10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (10 FIRS). Correalizado pela PRAC/UFPB, o evento acontecerá de 12 a 14 de junho de 2019, na Sala de Concertos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

• A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) executou, em 2018, 99,5% do orçamento de custeio do ano, num total de R$ 148.796.174 milhões. Os números foram apresentados em detalhes em reunião de equipe pela Pró-Reitora de Planejamento, professora Elizete Ventura do Monte, e o Pró-Reitor de Administração, professor Aluísio Souto, Reitor em exercício da UFPB.

Ele salientou que os recursos de pessoal, R$ 1.532.685.967, que representa 91% do total do orçamento da UFPB, vão diretamente para as contas de docentes e técnicos-administrativos efetivos, inativos e pensionistas.

• As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) poderão contratar, de forma temporária e na condição de substituto, profissionais para carreira de técnico-administrativo. É o que preconiza o Projeto de Lei 11279/2019 que encontra-se no Congresso Nacional à espera de tramitação. O PL, apresentado pelo poder executivo, tem origem em uma proposta desenvolvida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio de sua Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

• A Universidade Federal da Paraíba (UFPB)  torna público o concurso para servidores Técnico-Administrativos em Educação de Nível Superior, Nível Médio e Nível Intermediário. O edital com as regras do concurso foi públicado na manhã desta segunda-feira (31) pelo Diário Oficial da União. Ao todo serão 131 vagas que vão recompor o quadro de servidores nos quatro campi da UFPB localizados em João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte.

• Diversão, conhecimento, criatividade e a chance de se tornar um ator é o que promete a 29ª Oficina de Teatro nas Férias para Crianças e Adolescentes”. A oficina será ministrada por professores e ex-alunos do Núcleo de Teatro Universitário da Universidade Federal da Paraíba (NTU/UFPB) de 7 a 26 de janeiro no Teatro Lima Penante, no horário das 14h às 17h. As inscrições já estão abertas e prosseguem até preencher o número de vagas oferecido.

• No período de recesso natalino, a Editora UFPB terá atendimento ao público nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), das 9h às 18h e na sexta-feira (28), das 9h às 14h. No dia 31deste mês e 2 de janeiro de 2019 não haverá atendimento ao público. O atendimento ao público será retomado no dia 3 de janeiro de 2019.

• Visando incentivar a publicação literária de autores paraibanos, a Editora UFPB lança edital de seleção de obras literárias para seleção de 10 títulos dos gêneros romance, conto e peça dramática.

• O ano de 2018 foi de inovação e ampliação do intercâmbio e cooperação científica para o Laboratório de Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões (VISIO) do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Dentre os resultados positivos, destaca-se o aumento de sua inserção no contexto internacional de pesquisas em áreas como Visão Computacional, Bioinformática, Inteligência Artificial e Processamento de Sinais, Imagens e Vídeo.