Notícias

• João Pessoa será sede de eventos que dão continuidade ao processo de divulgação de atividades no campo das políticas do currículo: o “VIII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares”, o “III Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas” e o “I Simpósio da Região Nordeste sobre Currículo”. Os três eventos serão realizados de 5 a 7 de dezembro, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

• O Núcleo do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe inscrições para turma de português para estrangeiros até esta segunda, 24 de setembro.

O curso, intitulado “Aspectos da cultura brasileira”, é destinado a estrangeiros intercambistas e imigrantes, com o objetivo de abordar situações cotidianas de interação, sensibilizando os alunos para comportamentos sobre e na cultura brasileira.

• A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participou do XXXVIII Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino Superior (ENDP), realizado no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), de 18 a 21 de setembro, em Maceió.

• Os Programas de “Portas Abertas” e “Ciência Aberta”, produzidos pelo Setor de Arte da TV UFPB, serão divulgados, a partir deste mês, pelo Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTI), órgão vinculado ao Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal da Paraíba (DCI/UFPB).

Os programas estarão disponíveis para toda a comunidade através do endereço www.lti.pro.br. O objetivo é proporcionar aos usuários o acesso à livre informação científica e tecnológica através dos programas na internet.

• Alunos de graduação de outras Instituições de Ensino Superior (IES) interessados em transferir para cursos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) poderão se candidatar no período de 24 a 28 de setembro, no Processo Seletivo para Transferência Voluntária 2018.2 (PSTV). Há vagas em diversos cursos e turnos dos quatro campi da instituição.

• A segunda fase da “Olimpíada Paraibana de Educação Financeira (OPEF)” acontece neste sábado (22) nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Paulista. A prova será realizada a partir das 9h no Centro de Ciências Sociais Aplicadas no Campus I da UFPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Bloco BR, na Unidade Centro da UFCG em Sousa e na Escola Candido Mendes em Paulista.

• O Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPgPNSB) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital de seleção para o preenchimento de 20 vagas no curso de mestrado e 20 de doutorado, distribuídas nas áreas de Farmacologia e Farmacoquímica, para ingresso em 2019.

• Três eventos integrados serão realizados de 22 a 24 de novembro no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), Campus de João Pessoa. São eles: o “2º Congresso Intersaberes em Arte, Museus e Inclusão (CIAMI)”, a “7ª Bienal Internacional de Arte Postal (BIAP)” e o “10º Encontro Paraibano de Arteterapia (EPA)”. As inscrições para artigos e trabalhos artísticos destinados aos eventos foram prorrogadas até o dia 15 de outubro.

• A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) informa que receberá as solicitações de estudantes da instituição interessados em mudar de turno ou de curso dentro da Universidade, conforme as vagas que disponibiliza. As inscrições para o Processo Seletivo de Reopção de Curso/Turno 2018.2 devem ser feitas pelo Portal Discente do Sigaa, por meio de formulário padronizado, no período de 24 a 28 de setembro.

• A Coordenação de Estágio e Monitoria (CEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comunica aos estudantes de graduação da instituição que o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e o Serviço Social do Comércio (Sesc-PB) lançaram editais para seleção de estagiários.

• A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital que regerá o processo seletivo para ingresso de graduados, no período letivo 2018.2, em cursos presenciais de graduação da instituição.

São oferecidas 736 vagas em diversos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, de todos os campi, a portadores de diploma de nível superior e também a concluintes de graduação na UFPB em 2018.1. É possível candidatar-se para a realização de um novo curso ou obter nova habilitação do mesmo curso.

• No período de 24 a 28 de setembro, escolas das redes pública e privada da Paraíba poderão se inscrever para participar do Minicurso Formação de Plateia.

Oferecido pela Assessoria de Extensão em Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), o minicurso será realizado das 8h às 12h, do dia 1º de novembro, no Campus de João Pessoa.

• A Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB) informa que o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está renovando os contratos com editoras.

• A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura de João Pessoa começou o trabalho de terraplenagem da Avenida dos Escoteiros e da Rua Professor José Maria Barbosa Gomes, vias que contornam a unidade acadêmica Lynaldo Cavalcanti do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Mangabeira.

• Continua no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) o evento “IV Veredas do Patrimônio – Margens, Imagens e Fluxos 2018”. Desta vez é com a palestra “A cidade: ciganos e reivindicações de pertinência no espaço público da metrópole carioca”, que será proferida pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Felipe Berocen. A palestra acontece nesta quinta-feira (20), às 14h, na sala de reuniões do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).