XIV Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil

O EVENTO

O WTICIFES 2020 será realizado em João Pessoa, durante os dias 2 a 4 de junho de 2020.

O Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES), promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), é um evento consolidado nas agendas dos gestores e técnicos de TIC dessas entidades.

O WTICIFES é um evento específico, direcionado aos órgãos de TIC das IFES. Portanto, é uma oportunidade ímpar, não só de atualização sobre tendências e soluções disponíveis no mercado, mas também de intercâmbio de informações e troca de experiências por entidades pares, que vivem missões e realidades com tantas similitudes.

Integrado ao XIV WTICIFES, acontecerá o V Encontro dos Escritórios de Processos das IFES, momento para compartilhar conhecimentos e práticas referentes a gestão por processos, quando serão abordados temas como: análise, desenho, execução, monitoramento e controle, visando alcançar resultados relevantes e alinhados aos objetivos estratégicos das IFES.

Na edição de 2020, o encontro, que realizar-se-á na capital paraibana, terá como tema “A TIC e a gestão de processos como estratégias de inovação e sustentabilidade nas IFES”. Na ocasião, poderão ser discutidos assuntos como estratégias e estudos de viabilidades técnicas e econômicas de implantação das inovações tecnológicas e metodológicas, redução de impacto ambiental e financeiro na operação dos serviços, privacidade e adaptação às mudanças na legislação, prevenção e tratamento de incidentes de segurança, dentre outras tantas possibilidades.

A TIC, diante de seu papel estratégico para as organizações, precisa se reinventar constantemente. Novos paradigmas e tecnologias surgem na velocidade em que inovações são demandadas pelos processos de negócio, como: Machine Learning, Big Data, IoT, LGPD, Governança, Segurança da Informação, Hiperconvergência, entre outras. Diante de um vasto multiverso de conceitos, aqueles que conduzem a criação e manutenção de soluções de TIC nas IFES precisam enxergar, de forma holística, o que é imprescindível e o que é aplicável às suas instituições, dentro dos entraves e incertezas que rondam o serviço público.

A criação de novos cursos de graduação e pós-graduação, o crescimento no desenvolvimento de pesquisa e inovação e a oferta de cada vez mais serviços para a comunidade têm engrandecido o panorama de atuação das IFES ao longo dos anos. Para garantir a qualidade dessas ações em um meio com recursos limitados, é necessário focar o olhar em áreas estratégicas, como a de Tecnologia da Informação. Além disso, é também salutar concentrar esforços na manutenção dos recursos existentes, de forma sustentável e duradoura.

Quando a TIC está alinhada à Gestão de Processos, a Instituição caminha para a desburocratização de processos, mitigação de riscos, otimização de recursos humanos e financeiros, colaborando para a inovação e sustentabilidade, e entregando serviços digitais com maior qualidade e levando às IFES a transformação digital com foco no cidadão .

Nesse contexto, o desafio de integrar a TIC e a Gestão de Processos para trazer inovação e sustentabilidade deve ser o foco do XIV WTICIFES e do V Encontro dos Escritórios de Processos das IFES.

LOCAL

O evento acontecerá no Centro de Convenções de João Pessoa, que está localizado na Rodovia PB-008, Km 5 s/n Polo Turístico - Cabo Branco, PB, 58000-000, na cidade de João Pessoa - PB.

Visite o site para maiores informaçes: http://cecon.pb.gov.br/pt-br/



A CIDADE

João Pessoa, capital da Paraíba, 435 anos de história e privilegiada por suas belezas naturais. O ponto Extremo Oriente das Américas é o local onde o sol chega primeiro na costa brasileira. Com o clima sempre ensolarado, João Pessoa tem o verão longo e quente, atrativo para desfrutar das praias do litoral. A cidade é rodeada por zonas naturais, parques, jardins, reservas de Mata Atlântica e um extenso litoral repleto de belíssimas praias protegidas por coqueiros. Considerada uma das cidades mais bonitas do Brasil, possui maravilhoso Centro Histórico, visitado durante todo o ano por milhares de turistas.

Centro Histórico - O Centro Histórico da cidade permite ao visitante uma viagem ao tempo. Lá existe um magnífico complexo arquitetônico formado por diversas igrejas tendo como destaque a Igreja São Francisco, que por sua importância, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1952.

Piscinas Naturais - Na cidade encontramos passeios de Catamarã para as piscinas naturais da Praia do Seixas, Picãozinho e Areia Vermelha. Onde encontramos centenas de espécies de peixes, algas, répteis (tartarugas marinhas), moluscos, crustáceos e outros organismos marinhos. Um cenário paradisíaco, repleto de biodiversidade e de momentos únicos para a sua vida.

Pôr do Sol do Jacaré - O pôr do sol do Jacaré, em Cabedelo, situado a 11km de João Pessoa, é uma das atrações imperdíveis para quem visita a capital paraibana. Todos os dias, às 17h, quando o sol começa a se pôr, iluminando as águas do Rio Paraíba, o saxofonista Jurandy do Sax, em um embarcação, executa o ‘Bolero de Ravel’. Experiência Memorável! Os visitantes também podem passear pela Feirinha de Artesanato que funciona no local.

Litoral Sul - No litoral Sul, ficam as praias mais bonitas da Paraíba. Quem chega de tão longe, pode desfrutar de praias com águas mornas e calmas, emolduradas por coqueiros e falésias coloridas. As dicas são os passeios de bugue, de jipe e de van, com paradas nas praias de Gramame, Praia do Amor, Carapibus, Coqueirinho, Tambaba e Tabantiga.

Festa Junina - Campina Grande, a segunda cidade do Estado da Paraíba, fica a 120 km da capital. Lá o mês de junho chega acompanhado de muito forró, quadrilhas e comidas típicas. São 30 dias de festa, uma grande manifestação popular que visa resgatar a tradição nordestina.

Fonte (parágrafos 2-6): http://turismo.joaopessoa.pb.gov.br/



A ApoioTur é a Agência Oficial do WTICIFES 2020 e por meio do site exclusivo, disponibiliza serviços e comodidades com tarifas diferenciadas, especialmente para os participantes do evento.


Consulte opções de hospedagem acessando https://apoiotur.com.br/evento/detalhe/5186

Apoio Viagens e Turismo

Website

HOSPEDAGEM

O Hotel Oficial será o Nord Luxxor Tambaú, que fica em uma localização privilegiada, à beira mar da praia de Tambaú e a 300 metros do Mercado de Artesanato.

A diária inclui café da manhã, internet wi-fi e área de lazer (piscina aquecida e sala de ginástica).

Além do Hotel Nord Luxxor Tambaú, os participantes podem verificar outras opções de hospedagem com a Agência de Turismo Oficial do Evento.

Nord Luxxor

Nord Luxxor Tambaú

Endereço: Av. Almirante Tamandaré, 740, Tambaú - João Pessoa

Website

Telefone: (83) 3022 6550


Hotel Manaíra

Endereço: Av. Edson Ramalho, 1131, Manaíra - João Pessoa

Website

Telefone: (83) 3021-9704


Nord Easy Imperial Suítes

Endereço: Av. Cabo Branco, 4532, Cabo Branco - João Pessoa

Website

Telefone: (83) 3506-0819

TRABALHOS


Chamada de Trabalhos XIV WTICIFES


O XIV Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES) será realizado no período de 02 a 04 de Junho de 2020, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba.

O evento acontece anualmente e é promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs). Sob o tema "A TIC e a gestão de processos como estratégias de inovação e sustentabilidade nas IFES". O evento pretende, a partir da similaridade dos problemas e desafios de gestão, incentivar a troca de experiências, soluções e boas práticas, com o objetivo de efetivar a TIC como instrumento de inovação tecnológica e metodológica, tendo como foco a redução do impacto ambiental e financeiro na operação dos serviços das Universidades Federais.

Convidamos os autores a submeterem seus trabalhos de pesquisa, de desenvolvimento e de resultados experimentais nas IFES abrangendo um ou mais dos seguintes temas:

  • Segurança da Informação
  • Gestão e Governança de TI
  • Administração de Sistemas
  • Desenvolvimento de Sistemas
  • Infraestrutura Computacional
  • Conectividade

Datas Importantes:

Submissão: 13/01/2020 até 01/03/2020 prorrogado até 13/03/2020

Divulgação resultados: 12/04/2020

Submissão da versão final: 19/04/2020

Prazo final para Inscrição de Autores (validação da inserção do trabalho): 03/05/2020

Instruções para Submissão dos Artigos:

Os artigos deverão ser submetidos através da plataforma JEMS.

Link para submissão: https://jems.sbc.org.br/Paper.cgi?c=3534&track=7948

Os artigos devem seguir a seguinte estrutura:

  • 1. Resumo, palavras-chave
  • 2. Introdução
  • 3. Métodos
  • 4. Resultados
  • 5. Conclusão
  • 6. Referências

O resumo e as palavras-chave em inglês são opcionais.

Os trabalhos serão avaliados e selecionados pelo Comitê Científico do evento observando os seguintes critérios:

  • 1. Relevância (enquadramento do artigo)
  • 2. Originalidade
  • 3. Mérito técnico
  • 4. Apresentação (conteúdo com forma) e organização
  • 5. Validação de experiência prática pelo setor de TI da Instituição

Os três melhores artigos avaliados serão premiados ao final do evento.

Para mais informações entre em contato com a Coordenação do Comitê Científico.

Comitê Científico

  • Dra. Lígia Maria Carvalho Sousa Cordeiro | UNILAB | ligia@unilab.edu.br
  • Dr. Ricardo de Andrade Lira Rabelo | UFPI | ricardoalr@ufpi.edu.br
  • Ms. Vitor de Souza Castro | UNIFESSPA | vitor@unifesspa.edu.br
  • Paulo Victor Fernandes da Silva | UFABC | paulo.victor@ufabc.edu.br


Chamada de Trabalhos V Encontro dos Escritórios de Processos das IFES


Integrado ao XIV WTICIFES, acontecerá o V Encontro dos Escritórios de Processos das IFES (EEP), no período de 02 a 04 de Junho de 2020, no Centro de Convenções, em João Pessoa/PB, com objetivo de relatar experiências e boas práticas e debater a gestão por processos como estratégia para a superação das dificuldades do cenário atual.

Convidamos os autores a submeterem seus trabalhos com estudos e relatos de experiência nas IFES abrangendo temas relacionados à disciplina gerencial de Business Process Management (BPM), entre eles:

  • 1 - Boas práticas de BPM;
  • 2 - Casos práticos de Transformação, Melhoria ou Automação de Processos;
  • 3 - Escritório de Processos;
  • 4 - Cadeia de Valor;
  • 5 - Gestão por Processos;
  • 6 - Implantação de BPM em IFES;
  • 7 - Métodos, técnicas e ferramentas para modelagem, análise e design de processos;
  • 8 - Tecnologias e ferramentas de apoio à gestão por processos;
  • 9 - Transformação Digital;
  • 10 - RPA (Robot Process Automation).

Datas Importantes:

Submissão de Artigos: 13/01/2020 até 01/03/2020 prorrogado até 13/03/2020

Aceite de Resultados: 12/04/2020

Envio da Versão Final: 19/04/2020

Instruções para Submissão dos Artigos:

Os artigos deverão ser submetidos através da plataforma JEMS.

Link para submissão: https://jems.sbc.org.br/Paper.cgi?c=3535&track=7963

Os artigos devem seguir a seguinte estrutura:

  • 1. Resumo, palavras-chave
  • 2. Introdução: caracterizar o problema a ser tratado, objetivo do trabalho e a solução proposta
  • 3. Métodos: etapas da metodologia usada no estudo, relato de experiência ou projeto, de forma reproduzível ou adaptada por outra instituição.
  • 4. Resultados: comparativos entre tecnologias ou avaliações sobre  projeto ou relato de experiência que permitam ao leitor observar os resultados compilados, sempre que possível com evidências (dados, gráficos) mesmo que referenciados em anexo, melhores práticas, lições aprendidas, entre outros.
  • 5. Conclusão: discussão sobre os resultados obtidos, limitações e/ou direcionamentos futuros.
  • 6. Referências
  • 7. Anexos (não serão contados no número de páginas)

O resumo e as palavras-chave em inglês são opcionais.

Os trabalhos serão avaliados e selecionados pelo Comitê Científico do evento observando os seguintes critérios:

  • 1. Relevância (enquadramento do artigo nos temas propostos e no evento)
  • 2. Originalidade (inovação da solução proposta e/ou profundidade do estudo realizado)
  • 3. Mérito técnico dos resultados apresentados
  • 4. Apresentação (conteúdo com forma)
  • 5. Organização (estruturação coerente dos elementos do trabalho)

Os três melhores artigos avaliados serão premiados ao final do evento.

Para mais informações entre em contato com a Coordenação do Comitê Científico.

Comitê Científico

  • Dra. Juliana Silva Herbert | UFCSPA | julianash@ufcspa.edu.br
  • Dra. Raquel Kolitski Stasiu | UTFPR | raquel@utfpr.edu.br

PROGRAMAÇÃO

Em breve.

PATROCÍNIOS

Ser um patrocinador do XIV WTICIFES é uma grande oportunidade de se relacionar com dirigentes e profissionais de TI de mais de 60 Universidades Federais. A temática do evento e o seu público-alvo propiciam um ambiente favorável para a formação de networking e aumento de visibilidade de seus produtos e serviços.

Entre em contato conosco e solicite uma proposta: wticifes2020@ufpb.br

Patrocinadores confirmados no WTICIFES 2020:


Approach
HT Solutions
Approach
Systech
OST

Patrocinadores confirmados no WTICIFES 2020:


Arpsist
Perfilcomp
Positivo
Ziva

GALERIA

Em breve.

REALIZAÇÃO

A Universidade Federal da Paraíba fundada no ano de 1955, tem em seus 64 anos de história o reconhecimento pela excelência no ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, possui cerca de 30 mil discentes distribuídos nos 128 cursos de Graduação e quase 5 mil discentes nos 110 cursos de Pós-Graduação. Em número de servidores, possui aproximadamente 2.800 docentes, sendo 75% doutores e quase 3.500 técnicos administrativos. Em 2018, a UFPB se destacou com o 4º lugar no Brasil em registro de patentes. Além disso, foi considerada a 4ª melhor Universidade do Nordeste e 28ª da América Latina. Em produção de pesquisas em ciências naturais, ficou como 12ª da América do Sul e 8ª do Brasil.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), órgão auxiliar de direção superior da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, tem como objetivo prover os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que apoiem a UFPB no desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão, gestão e serviços à comunidade, de acordo com as diretrizes estratégicas institucionais, o plano de desenvolvimento institucional, os planos específicos para a área de TIC e as recomendações emanadas pelo Comitê de Governança Digital.

UFPB
STI

cgtic


SBC

EQUIPE

Hermes Pessoa Filho

Coordenador

WTICIFES

Iza Magna

Assessoria

WTICIFES

Anne Rocha

Coordenadora

EEP

Anne Cardoso

Assessoria

EEP