Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Sobre a ACI

Sobre a ACI

por Caio Martino publicado 03/06/2019 09h04, última modificação 03/06/2019 09h18
O que fazemos?

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, vinculada ao Ministério da Educação, mantida pela sociedade através do Estado. Trata-se, portanto, de uma universidade estatal, pública e gratuita. Foi criada em 1955 pelo Governo da Paraíba e federalizada em 1960.
Para ter acesso ao texto da lei de criação da Universidade da Paraíba (1955), clique aqui.
Para ter acesso ao texto da lei de federalização da Universidade da Paraíba (1960), clique aqui.

Desde fevereiro de 2019, as relações internacionais da UFPB são administradas pela Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI/UFPB), criada pela Resolução CONSUNI nº 44/2018, em substituição à Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI), agora extinta.

A estrutura administrativa da Agência UFPB de Cooperação Internacional conta com as seguintes instâncias deliberativas e executivas:
I - Conselho Diretor;
II - Presidência (a Reitora da UFPB designou o Prof. Dr. Henry Iure de Paiva Silva, professor adjunto, com lotação no Departamento de Relações Internacionais do Centro de Ciências Sociais Aplicadas);
III - Secretaria;
IV- Diretoria de Divulgação e Ações Acadêmicas e Científicas (dirigida pela Profª Ms. Amanda Sousa Galvíncio, com lotação no Departamento de Educação Básica -- DEB -- do Centro de Educação -- CE);
V - Diretoria de Relações Interinstitucionais; (dirigida pela Profª Dra. Ana Berenice Peres Martorelli, com lotação no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas -- DLEM -- do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes -- CCHLA);
VI - Diretoria de Mobilidade Internacional (dirigida pelo servidor técnico-administrativo Wellington Leal Guimarães.

Para ter acesso ao texto completo da Resolução, clique aqui.

A ACI/UFPB trabalha para estabelecer relações e gerenciar acordos de cooperação acadêmica com instituições estrangeiras. A partir destes acordos, podem nascer atividades conjuntas com envolvimento de representantes das partes signatárias, como a mobilidade de alunos, pesquisadores e professores, publicações, pesquisas, eventos, estágios, visitas e cursos. 

Em março de 2019, a ACI/UFPB conta com 75 convênios ativos, entre Memorandos de Entendimento e Acordos Específicos, muitos dos quais são documentos que regem a mobilidade de estudantes em nível de graduação. Para saber mais sobre acordos de cooperação acadêmica, clique aqui.

A AAI organiza e publica editais para programas de mobilidade em todos os níveis, com ou sem bolsa de estudos. Você pode conhecer mais sobre as possibilidades de intercâmbio no tópico Mobilidade localizado no menu principal (à esquerda da página).