Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Mobilidade > Incoming - foreign students > Oferta de disciplinas

Oferta de disciplinas

por Caio Martino publicado 30/05/2016 12h31, última modificação 15/06/2018 11h04
Quais disciplinas (não) escolher

English Version.pngAssim que a carta de aceitação é emitida pela AAI, o aluno estrangeiro é registrado na UFPB e recebe um número de matrícula. Normalmente a matrícula do aluno é vinculada ao curso/Faculdade mais próximo do curso do aluno em sua instituição de origem. Por exemplo, alunos que estudem Educacão Social no seu país, serão alocados no curso de Pedagogia da UFPB. Independente do curso ao qual o aluno estrangeiro estiver vinculado, ele poderá se matricular em disciplinas de quaisquer cursos da UFPB, desde que seja respeitado o limite máximo de créditos possíveis para matrícula em um determinado semestre (número que é determinado pela Coordenação do Curso ao qual o aluno está vinculado). Com relação ao plano de estudos (learning agreement) do aluno, previamente aprovado por sua instituição de origem e pela UFPB, poderá haver necessidade de alteração por ocasião de situações não previstas, por exemplo, coincidência de horários de disciplinas originalmente escolhidas, cancelamento de uma disciplina antes ofertada, ou mesmo alteração do interesse do próprio aluno.

Quais disciplinas escolher

Para conhecer as disciplinas que estão sendo ofertadas no semestre atual e nos semestres passados, você deve acessar o site sigaa.ufpb.br. Para orientar a sua busca, siga as instruções deste arquivo.

Você pode selecionar disciplinas de cursos diferentes. Por exemplo, se você é aluno de Relações Internacionais, você pode, além das disciplinas de R.I, se matricular em aulas dos cursos de Direito, Administração, Relações Públicas, Economia, ou qualquer outro curso, desde que aprovado pelo coordenador acadêmico da sua instituição de origem.

Que disciplinas não escolher


  • Abaixo listamos disciplinas de graduação que podem não se aplicar a estudantes estrangeiros; sugerimos evitar selecionar estes tipos de disciplinas.

Tópicos Especiais em...

Alguns cursos/Faculdades oferecem disciplinas chamadas “Tópicos Especiais em...” (por exemplo, “Tópicos Especiais em Tradução”, da grade do curso de Bacharelado em Tradução). Informamos que essas disciplinas se convalidam através de atividades extracurriculares feitas ao longo de todo o curso. Entre as atividades que podem ser utilizadas para integralizar a referida disciplina estão participação em eventos, apresentação de trabalhos em Congressos, publicações, práticas, etc. Quando o aluno reúne carga horária/prática suficiente (de acordo com o que determina o Plano Político Pedagógico do Curso) pode apresentar à Coordenação do seu curso/Faculdade as comprovações das atividades cumpridas e pleitear os créditos equivalentes. Normalmente, o aluno estrangeiro não permanece tempo suficiente na UFPB para cumprir requisitos mínimos para obter o crédito desta disciplina.

Metodologia Do Trabalho Científico

Esta é uma disciplina generalista oferecida em todos os cursos/Faculdades da UFPB e que visa a instruir os alunos sobre como elaborar um projeto de pesquisa, conduzir uma pesquisa acadêmica e escrever um artigo científico, de acordo com o padrão estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Pesquisa Aplicada a(os)...”

Esta disciplina (por exemplo, “Pesquisa Aplicada aos Estudos de Tradução”, da grade do curso de Bacharelado em Tradução), é uma decorrência de “Metodologia do Trabalho Científico” e visa a auxiliar os alunos de cada curso a elaborar um Projeto de Pesquisa que poderá resultar no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O TCC é obrigatório para que o aluno obtenha seu diploma de graduação, tanto para os cursos de licenciatura quanto os de bacharelado.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Esta disciplina é cursada, geralmente, no último semestre. Nela, orientado por um professor, o aluno deverá conduzir uma pesquisa científica que resultará num trabalho acadêmico a ser apresentado/defendido perante uma banca de professores ao final do semestre (e, consequentemente, do curso). A aprovação na disciplina TCC é condição obrigatória para que o aluno obtenha o diploma de graduação.