Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Mobilidade > Incoming - foreign students > Estrutura UFPB

Estrutura UFPB

por Caio Martino publicado 30/05/2016 13h01, última modificação 15/06/2018 11h25
Centros/Cursos/Disciplinas

English Version.pngA UFPB possui uma estrutura multi-campi. Os campi são distribuídos em quatro diferentes municípios, o que torna a universidade presente em distintas regiões do Estado. São os seguintes os campi da UFPB e seus respectivos centros de ensino (16 no total):

  • Campus I - João Pessoa

Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)
Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)
Centro de Educação (CE)
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
Centro de Tecnologia (CT)
Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Centro de Ciências Médicas (CCM)
Centro de Biotecnologia (CBIOTEC)
Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA)
Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR)
Centro de Informática (CI)
Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR)

  • Campus II - Areia (a 125 km de João Pessoa)

Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA)

  • Campus III - Bananeiras (a 132 km de João Pessoa)

Centro de Formação de Tecnólogos (CFT)

  • Campus IV - Rio Tinto e Mamanguape (a 70 km de João Pessoa)

Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)

campi da ufpb mapa.jpg

Os seguintes cursos presenciais são oferecidos exclusivamente fora de João Pessoa:

 CURSOS fora de João Pessoa PT.jpg

Os seguintes cursos são oferecidos na modalidade Licenciatura e Bacharelado, podendo ser em campi diferentes:

 cursos licenciatura e bacharelado.jpg

Para conhecer todos os cursos e as disciplinas ofertadas, clique aqui. Antes disso, para saber como fazer a busca corretamente, clique aqui.

Para entender melhor

  • Campi – é o plural de campus, aqui designando o que comumente identifica-se como Cidade Universitária.
  • Centro de Ensino – é a unidade acadêmico-administrativa que reúne cursos e departamentos de uma mesma área do conhecimento. Exemplo, o Centro de Tecnologia congrega os Cursos (e Departamentos) de Arquitetura e Urbanismo, 7 Cursos de diferentes Engenharias e Química Industrial.
  • Departamento – é a unidade de ensino, pesquisa e extensão, compreendendo disciplinas afins e formado pelos professores nele lotados. Professores de vários departamentos podem dar aula num mesmo curso, assim como um professor (de um departamento qualquer) pode dar aula em disciplinas de vários cursos.
  • Coordenação de Curso – é a unidade que executa a administração acadêmica do curso. Cada curso tem a sua própria Coordenação.
  • Curso – é a carreira à qual o aluno se dedica, por exemplo "(Bacharelado em) Tradução", "(Licenciatura em) Ciências Matemáticas".
  • Bacharelado – É um curso de graduação que forma profissionais para o mercado de trabalho e/ou pesquisadores. Por exemplo, quem se forma em direito recebe o título de Bacharel em Direito e só pode atuar como advogado após aprovação na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); quem se forma em Engenharia é considerado engenheiro, mas deve ser igualmente cadastrado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA); quem se forma em Bacharelado em Ciências Biológicas é Biólogo, mas não pode dar aulas de Biologia em escolas (isso só é permitido a Licenciados).
  • Licenciatura – É um curso de graduação que forma profissionais de ensino em diversas áreas; por exemplo, Licenciatura em Ciências Biológicas forma professores de Biologia para as escolas primárias/secundárias. A estrutura da Licenciatura difere da estrutura do Bacharelado por incluir disciplinas da área de Educação/Didática/Psicologia da Educação, além das disciplinas de formação básica.
  • Disciplina – nesta região do país também chamada de CadeiraÉ o que na Europa/EUA trata-se por course, ou seja, é um conjunto de aulas sobre um assunto específico.
  • CODESC – (Coordenação de Escolaridade) – É o setor responsável por gerenciar questões relativas ao cadastramento de alunos na UFPB. Localiza-se no andar térreo do prédio da reitoria.
  • Histórico Escolar – É o mesmo que Academic Transcript, Transcript of Records, Expediente Académico, Relevé/Attestation de Notes. Anteriormente emitido exclusivamente pela CODESC, a partir de fevereiro de 2016, o Histórico pode ser emitido pelo próprio aluno que esteja devidamente cadastrado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e verificado por um sistema de verificação eletrônica.