Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Mobilidade > Incoming - foreign students > Sistema Escolar

Sistema Escolar

por Caio Martino publicado 30/05/2016 13h17, última modificação 30/05/2018 08h57
Como funciona a UFPB?

English Version.pngNíveis de Estudo

Graduação
Na UFPB, os estudos de graduação duram de 3,5 anos a 6 anos (7 a 12 semestres), dependendo do curso. Como exemplo, Bacharelado em Tradução (CCHLA) tem duração mínima de 7 semestres; Direito (CCJ), 10 semestres; Medicina (CCM), 12 semestres. Após a graduação, o ingresso na Pós-Graduação (Mestrado) não é automático.

Pós-Graduação (Mestrado): 
O aluno que deseja ingressar no Mestrado deve participar do processo de seleção do Programa de Pós-Graduação de seu interesse. Os Programas de Pós-Graduação são autônomos e, portanto, tudo o que concerne à seleção para os referidos Programas – incluindo datas, exigências e critérios de seleção – competem somente aos Programas. A Pós-Graduação dura 2 anos (4 semestres).

Para conhecer todos os Programas de Pós-Graduação da UFPB, clique aqui e filtre pelo Centro de Ensino.

Sistema escolar

O sistema escolar vigente é o de créditos. Um crédito corresponde a 15 horas de aula, independente de quantas horas sejam necessárias com trabalhos extra-classe para cumprir o propósito didático da disciplina.

Semestre acadêmico

O semestre acadêmico tem duração mínima de 100 dias, Nesses 100 dias não é computado o tempo reservado a provas e exames. A avaliação é feita mediante testes, provas, trabalhos, e seminários durante o semestre. Os exames finais (aplicados após término do semestre) só são aplicáveis a alunos que não atingiram a média 7,0 (de 10,0) nas avaliações durante o semestre. 

Relação entre Horas de Aulas Ministradas, Créditos Atribuídos e Faltas

Carga Horária das Disciplinas durante um semestre45607590
Créditos atribuídos por disciplina
03 04 05 06
Faltas permitidas* (em horas) em uma disciplina
11 15 18 22
*A quantidade de dias de aula de uma disciplina que é possível perder durante um semestre dependerá da duração da aula perdida (1, 2, 3 ou 4 horas).

                                   

Quantidade de Créditos por Semestre Letivo

O número máximo de créditos em que um aluno da UFPB pode se matricular durante um semestre pode variar dependendo do curso em que deseje estudar.
learning agreement/plano de estudos apresentado na formalização da candidatura pode ter que ser alterado após a chegada do aluno à AAI por 1) alguma disciplina escolhida deixar de ser ofertada no semestre em questão, 2) o aluno escolher uma quantidade de disciplinas que exceda o número de créditos possível, 3) choque de horário entre disciplinas escolhidas, 4) alteração de interesse do aluno, entre outras razões.
Ao elaborar o seu learning agreement/plano de estudos definitivo, certifique-se de que você não excedeu o número de créditos máximo, e que tampouco haja choque com o horários das disciplinas que escolheu. 

Sistema de Avaliação

1. Ao aluno são atribuídas notas entre 0 (zero) e 10 (dez)
2. A nota mínima para aprovação por média é 7.0 (sete)
3. A nota mínima para passar após exames finais é 5.0 (cinco)
4. Avaliações: a quantidade dependerá da carga horária da disciplina: Mínimo 1 - Máximo 6 (+ Prova Final, caso seja necessário)
5. Caso não atinja a média durante o semestre, o aluno terá direito a uma Prova/Exame Final, caso alcance a nota mínima para tal.
6. Caso não esteja presente no dia de uma avaliação de uma determinada disciplina aplicada durante o semestre, o aluno poderá fazer uma prova de reposição. Independente do número de avaliações aplicadas pelo professor de uma disciplina no semestre, o aluno tem direito à reposição de somente uma avaliação. A reposição pode ser feita ao fim do semestre (antes da prova final) ou em outro momento, desde que estejam de acordo o(s) aluno(s) e o professor da disciplina.

Clique aqui para obter um documento formal explicando o sistema de notas e avaliações da UFPB.
Para uma versão em inglês, clique aqui.