Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Mobilidade > Promobi > Informações gerais
conteúdo

Informações gerais

por ACI publicado 28/06/2016 12h12, última modificação 31/01/2020 14h33
.

Programa de Mobilidade Internacional, regido pela Resolução 49/2012.

O PROMOBI não inclui/envolve bolsa. O aluno da UFPB é beneficiado pela isenção de taxas acadêmicas (semestralidade/anuidade).

Próxima chamada — previsão de edital: fevereiro de 2020.

Possibilidades de período de intercâmbio:

1 semestre acadêmico (de ago/set 2018 a dez 2018/jan2019 — ou — de jan/fev 2019 a jun/jul 2019). As datas dos semestres podem variar dependendo da universidade de destino.
2 semestres acadêmicos (de ago/set 2018 a jun/jul 2019).

Lista de universidades parceiras: estes dados são constantemente atualizados (Alguns acordos perdem a vigência e não são renovados enquanto outros são assinados). A lista válida é publicada com o edital. Uma lista provisória pode ser obtida clicando aqui. Para ter acesso à lista de universidades que ofereceram vagas na última convocatória do Promobi, visite a página do Edital, clicando aqui.

Dados das últimas 4 seleções: mais de 100 vagas oferecidas em cada convocatória. Alto índice de vagas não ocupadas (Sobram vagas!).

Requisitos para candidatura: De acordo com a Resolução do Consepe 49/2012, no ato da inscrição, o candidato deve:

I – estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UFPB;

II – apresentar CRE igual ou superior a 5,0 (cinco);

III – ter efetivamente integralizado (no ato da inscrição) o mínimo de 40% e o máximo de 80% da carga horária total estabelecida para a conclusão do seu curso de graduação.

Após a seleção interna, outros critérios de seleção são determinados pela universidade de acolhimento, entre eles o que trata da exigência linguística/documental. É de responsabilidade do candidato apresentar prova documental do nível linguístico exigido pela instituição de acolhimento.  Quando um nível de proficiência é recomendado, não há cobrança de prova material, mas é responsabilidade do aluno ter conhecimento suficiente para acompanhar as disciplinas em língua estrangeira. No caso dos alunos que se direcionam a Portugal, nenhuma exigência desta natureza se aplica, a não ser se o curso/disciplina pretendido/a seja oferecido/a em outro idioma que não o português.

O passaporte é o documento pessoal exigido pela Universidade parceira no momento da apresentação dos documentos para candidatura. É altamente recomendável que o candidato possua passaporte já no ato da inscrição no processo para evitar contratempos.

O Edital publicado é soberano e determina oficialmente as regras/requisitos/passos para candidatura e seleção, a despeito de qualquer informação dada/compartilhada pelo staff da ACI anterior à sua publicação.