Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dúvidas frequentes sobre o Santander Ibero-Americanas

Dúvidas frequentes sobre o Santander Ibero-Americanas

Inscrições até o dia 23 de agosto
publicado: 21/08/2020 15h40, última modificação: 21/08/2020 15h40

Está aberto o Edital 2020 do Programa de Bolsas Santander Ibero-Americanas. Com a proximidade do prazo final das inscrições, que vai até o dia 23 de agosto, a ACI-UFPB preparou um material para sanar as dúvidas mais frequentes sobre o edital.

Como estão as perspectivas de mobilidade diante da pandemia?
Algumas instituições europeias sinalizaram com a possibilidade de acolhimento de estudantes estrangeiros em 2021, no entanto, algumas falam em um semestre do tipo híbrido, alterando aulas presenciais e, também, virtuais.

Preciso fazer seguro saúde e seguro viagem para qualquer destino escolhido para realizar o intercâmbio?
Sim, é obrigatório.

Não encontrei app do Santander Universidades? Posso anexar a página da inscrição confirmada no site do Santander em PDF?
O candidato deve dar um print na página da inscrição e anexar no SIGAA.

Como devo fazer para realizar a abertura de uma conta no Santander, caso resida longe de alguma agência do banco?

Através do site do banco, no endereço: https://abrasuaconta.santander.com.br/?ic=home-cardsprod-abrasuaconta

O edital é apenas para aqueles estudantes de baixa renda?
Sim, um dos requisitos dos dois editais de seleção atualmente abertos é apresentar condições socioeconômicas desfavoráveis, comprovadas e validadas;

O aluno em mobilidade também precisa manter a matrícula na UFPB?
Sim, durante todo o período da mobilidade.

O candidato tem obrigatoriamente que estar matriculado no semestre remoto da UFPB?
O candidato deve estar regularmente matriculado em qualquer curso de graduação ou de pós-graduação durante todo o processo de seleção e, obrigatoriamente, durante todo o período de realização do programa. E anexar a declaração de vínculo e histórico escolar.

A data de assinatura do edital corresponde ao mês de setembro de 2021 e a inscrição do SIGAA sugere as datas de janeiro/agosto de 2021 e de agosto/dezembro de 2021. Existe a possibilidade de cursar o semestre letivo de setembro/2021 até fevereiro/2022?
O estudante selecionado poderá participar do programa, até dez/2021, portanto, uma vez que o estudante inicie o semestre europeu em set/21, o final deste não importa, inclusive porque o estudante não poderá estender a mobilidade.

O Plano de Estudos deve ser baseado nas disciplinas da UFPB ou preciso acessar a grade da Universidade de destino para preencher?
Sim, o estudante deverá buscar os componentes curriculares na universidade onde pretende realizar o intercâmbio.

No preenchimento do questionário, pergunta-se a necessidade de realizar a prova de proficiência em espanhol. No caso do candidato que escolher uma universidade em Portugal, ainda precisa realizar essa prova?
Não.

Posso realizar declaração de próprio punho para comprovar que não fui beneficiado(a) por outro programa do Santander? Essa declaração é equivalente ao Termo de Compromisso?  Existe algum modelo de declaração disponível?
Não são documentos equivalentes. Autodeclaração é um documento escrito/digitado pelo próprio estudante no qual ele declara que nunca participou ou que nunca foi contemplado com nenhuma bolsa de estudos oferecido pelo Banco Santander, datar, assinar, transformar o arquivo em PDF e inserir no SIGAA.

Não encontrei o Anexo 2 do edital que trata da Declaração de Renda Familiar para trabalhadores autônomos. o que devo fazer?
No caso de autônomos, é necessário realizar uma declaração de próprio punho dos rendimentos correspondentes a contratos de prestação de serviços e/ou contrato de prestação de serviços e recibo de pagamento de autônomos (RPA).

Posso fazer a mobilidade internacional faltando apenas optativas para finalização do curso?
O plano de curso a ser apresentado à instituição parceira será analisado e assinado pelo coordenador acadêmico do candidato, cabendo a ele informar.

No retorno da mobilidade é preciso cursar mais de um semestre na UFPB? Ou logo após o encerramento do programa posso colar grau?
É possível, entretanto, o que irá definir será o plano de estudos aprovado.

Em caso de mais dúvidas, acesse a aba de perguntas frequentes sobre o programa elaborada pelo próprio Santander clicando aqui.

O edital completo e todos os anexos, com todas as informações necessárias, estão disponíveis na aba Relações Internacionais do SIGAA (SIGAA --> "Relações Internacionais" (na aba horizontal) --> Realizar Inscrição em Edital de Mobilidade --> “EDITAL Nº 04/2020 - ACI, de 29 de julho de 2020”).

Se ainda estiver com dúvidas, ou em caso de perguntas mais específicas, você pode enviar para .