Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes alemãs concluem intercâmbio na UFPB

Estudantes alemãs concluem intercâmbio na UFPB

Em contrapartida, seis alunas paraibanas se preparam para mobilidade no país europeu
publicado: 12/03/2020 10h24, última modificação: 12/03/2020 10h32
Discentes germânicas participaram de disciplinas, de projetos de extensão e realizaram estágio. Foto: Angélica Gouveia

English Version.png

(for a version in english click on the flag)

Cinco alunas da Universidade de Vechta (Alemanha), das áreas de Economia, Ciências Sociais, Administração e Gerontologia, retornam ao país de origem após seis meses de intercâmbio na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizado por meio de convênio entre as duas instituições. A informação é do professor Orlando Vilar, pró-reitor de Extensão da UFPB, que reuniu o grupo nesta segunda-feira (9).

Dentro do programa de cooperação, seis alunas brasileiras estudantes da UFPB viajarão nesta sexta-feira (13), para a Alemanha: Agnes Maria Freitas Amaral, Clara Almeida Macedo, Elidiane Queiroz da Silva, Maria Lígia Coco Terra, Tainã Costa Fernandes e Yasmin Tito Martins.

As estudantes alemãs participaram de disciplinas, de projetos de extensão e realizaram estágios. São elas: Anja Selena Rostek (Administração de Serviços Sociais), Jana Biedermann (Gerontologia), Katharina Wester, Levke Selma Seefeld e Martha Röske, estas três últimas do curso de Economia e Ética.

O professor Orlando Vilar destaca a importância do intercâmbio com outros países pela troca de experiências e pela vivência dos alunos com outro sistema educacional, além de cultura e língua diferentes. “A Universidade de Vechta tem um histórico de intercâmbio conosco”, afirma.

Para viabilizar a ida das estudantes da UFPB para Alemanha, a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) deu suporte para oferta de curso de Língua Alemã, conta a professora Maria Aparecida Pereira, do Centro de Educação.

“No ano passado, o professor Stephan Sandkoertter, coordenador desse programa em Vechta, nos procurou para informar que havia uma dificuldade muito grande de levar os alunos para Vechta porque eles não dominavam o alemão”.

Com o apoio da Prac e da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI/UFPB), foi possível abrir turmas. “No âmbito do convênio, todos os anos, cinco alunos vão para a Alemanha e cinco vêm da Alemanha para cá, financiados pelo programa. A Prac vem fazendo um trabalho de parceria com a Agência UFPB de Cooperação Internacional, para atender da melhor forma os estudantes”, ressalta a docente. É possível fazer intercâmbio, no âmbito da cooperação, com recursos próprios.

A estudante de Gerontologia Jana Biedermann diz que a colaboração entre a Universidade de Vechta e a UFPB possibilitou-lhe conhecer a área de saúde brasileira. “Participei das aulas de Enfermagem e de Ciências Sociais. Para mim foi muito interessante conhecer o sistema de saúde de um país diferente porque eu estudo Gerontologia”.

Já a aluna de Economia e Ética, Levke Selma Seefeld, evidencia, também, o contato com a cultura brasileira e a diversificação de conteúdos. De acordo com o assessor de Extensão da Prac, professor Emmanuel Falcão, a escolha dos projetos de extensão das estudantes foi planejada de forma que se adequassem à realidade cultural delas, bem como à sua capacidade intelectiva e de interação. A parceria entre as duas universidades existe desde 2004.

Notícia publicada originalmente pela Ascom/UFPB e pode ser acessada clicando aqui.