Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mais de 600 pessoas participaram do Encuentro Latinoamericano de Español para Fines Específicos, organizado pela PUCV e UFPB

O evento ocorreu no dia 11 de dezembro
publicado: 30/12/2020 08h53, última modificação: 30/12/2020 08h55
Colaboradores: Larissa Guedes

Dando continuidade à criação de espaços de reflexão comum, trabalho conjunto e diálogo acadêmico em nível internacional, a Universidade Federal da Paraíba e a Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (Chile) realizaram o “Encuentro Latinoamericano de Español para Fines Específicos: Perspectivas, prácticas y retos en ELE”, um evento online realizado no último dia 11 de dezembro, que contou com a participação ativa de mais de 600 participantes de 95 países.

A abertura do encontro contou com a presença da equipe da PUCV: o Diretor de Relações Internacionais, Marcos Avilez; a Coordenadora Acadêmica deste Encontro e do Programa de Língua Estrangeira Espanhola da DRI, Sonia Toledo, e o Coordenador de Cooperação e Comunicação Internacional, Rodrigo Coloma. Por sua vez, a representação brasileira foi composta pela Diretora de Relações Interinstitucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional, Ana Berenice Peres Martorelli e pela professora, María Helena Gomes.

A jornada acadêmica foi marcada pela importância das colaborações internacionais que se desenvolveram em meio à pandemia, especialmente em novas iniciativas de cooperação com universidades da América Latina. Neste caso, a colaboração que surgiu no campo do ensino do espanhol entre a PUCV e a UFPB.

PUCV - UFPB 1A este respeito, a Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI-UFPB, Ana Berenice Peres Martorelli, destacou que “Este evento entre as duas universidades teve como objetivo permitir o encontro e a troca de experiências e pesquisas na área do espanhol para fins específicos, para estabelecer um enquadramento internacional para a divulgação de pesquisas recentes e intercâmbio de experiências didáticas acadêmicas, para rever o estado do espanhol para fins específicos e promover ações destinadas a promover o desenvolvimento do espanhol como veículo de relações profissionais. Esperamos que os conteúdos e objetivos deste encontro sejam ampliados e assim possamos criar uma rede de estudos do espanhol para fins específicos ”.

PUCV - UFPB 2O espaço contou com a participação de 8 palestrantes das seguintes universidades: Universidade Federal da Paraíba (Brasil); Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (Chile); Pontifícia Universidade Católica do Peru; Universidade Nacional Autônoma do México; Universidade de Córdoba (Argentina); Universidade de Quindío (Colômbia); Universidade de Salamanca (Espanha) e Universidade de Hong Kong; que tratavam de diferentes áreas do ensino do espanhol, por exemplo, aquelas ligadas à diplomacia, saúde, área jurídica, entre outras.

PUCV - UFPB 3Por fim, o Diretor de Relações Internacionais da PUCV, Marcos Avilez destacou a colaboração decorrente do trabalho contínuo durante o ano, na área do estudo da língua espanhola: “A ideia é compartilhar em torno deste tema, no sentido de continuidade que se tem buscado da PUCV e da UFPB, porque este encontro dá continuidade às atividades desenvolvidas ao longo do ano. É importante gerar esses vínculos tão necessários nestes tempos e, assim, nutrir o senso de comunidade global. Quando no mundo da internacionalização universitária vislumbramos a construção de um espaço global, é justamente este, que hoje é mediado pela tecnologia que nos permite aproximar. Para a PUCV, trata-se de contribuir para a geração de um sentido de comunidade global em torno da língua que nos une, que é, em última instância, um veículo de reaproximação cultural e um substrato comum ”.

Notícia traduzida e adaptada da DRI-PUCV