Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROMOBI 2020 está suspenso por tempo indeterminado

PROMOBI 2020 está suspenso por tempo indeterminado

Em virtude da pandemia do novo coronavirus, o PROMOBI está suspenso
publicado: 13/03/2020 08h06, última modificação: 13/03/2020 08h06

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criou comissão de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) nesta quinta-feira (12). A primeira medida do grupo foi cancelar, por tempo indeterminado, as atividades do Programa de Mobilidade Internacional (Promobi) da instituição. Para este ano, o edital previa 138 vagas de intercâmbio para 33 instituições de 11 países.

Ao todo, 123 estudantes inscritos foram afetados, pois a classificação dos candidatos e as nomeações dependem das universidades estrangeiras que, atualmente, suspenderam as aulas. Também serão canceladas as provas de proficiências (inglês, francês e espanhol) que aconteceriam nos dias 16 e 17 de março e seriam aplicadas pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPB.

“Esta decisão valerá até que as universidades estrangeiras retomem suas atividades, pois essa foi a orientação que recebemos delas”, explica Amanda Galvíncio, diretora da Agência UFPB de Cooperação Internacional. Segundo a gestora, as instituições do exterior estão suspendendo aulas presenciais e eventos internacionais.

De acordo com o presidente da comissão e diretor do Centro de Ciências Médicas da UFPB Eduardo Sérgio, orientações de infectologistas da Sociedade Paraibana de Infectologia, que acabaram de chegar de reunião em Brasília sobre o novo coronavírus, subsidiarão novas medidas. O grupo se encontrará na noite desta quinta (12), por volta das 20h, em João Pessoa.

Por enquanto, a UFPB informa que as aulas serão mantidas e também orienta a comunidade acadêmica internacional e parceiros a evitarem, quando possível, a saída de estudantes, professores, staff administrativo e pesquisadores de seus países para participação em qualquer tipo de mobilidade acadêmica e de evento internacional, até que a situação de saúde pública mundial esteja sob controle.

De acordo com a Secretária de Saúde da Paraíba, no momento, o Estado têm dez casos suspeitos do novo coronavírus. Ao todo, seis já foram descartados e um excluído por não atender a todos os critérios. Portanto, até então, a Paraíba não tem registro de indivíduo infectado pelo novo coronavírus.

Além do Eduardo Sérgio e da Amanda Galvíncio, a comissão da UFPB de prevenção ao novo coronavírus é formada por João Euclides, diretor do Centro de Ciências da Saúde; Flávia Pimenta, superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU); Moisés Lima, gerente de saúde do HU; e por Luciana Simões e Francisco Silva, infectologistas do HU.

Veja o que sabemos sobre o vírus:

O que é coronavírus?

É um vírus que pode infectar animais e seres humanos e causar doenças respiratórias que variam de resfriados comuns até a Sars (síndrome respiratória aguda grave). Seu nome vem dos picos de suas membranas que lembram uma coroa.

Como ele é transmitido?

O vírus é transmitido pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Autoridades chinesas falaram que o epicentro da epidemia era um mercado de peixes e animais vivos. Não se sabe até o momento qual animal teria passado o vírus a humanos.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas têm dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Uma em cada seis pessoas desenvolve dificuldade para respirar. Outras não desenvolvem sintoma nenhum, segundo a OMS.

Como prevenir a infecção pelo coronavírus? Segundo a OMS, as medidas protetoras gerais são:

- Lave frequentemente as mãos usando água e sabão ou álcool em gel 70%, especialmente após contato com pessoas doentes, lugares muito movimentados (como transporte público) e antes de se alimentar

- Mantenha pelo menos 2 metros de distância de quem estiver tossindo ou espirrando ou tenha febre

- Quando tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com as mãos (e lavá-las depois) ou com a dobra do cotovelo ou lenços descartáveis

- Evite tocar nos olhos, nariz e boca

Notícia publicada originalmente pela Ascom/UFPB e pode ser acessada clicando aqui