Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB estabelece acordo de cooperação inédito com Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul
conteúdo

Notícias

UFPB estabelece acordo de cooperação inédito com Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul

Convênio permitirá intercâmbios, pesquisas, estágios, capacitações e eventos
publicado: 24/07/2020 10h52, última modificação: 24/07/2020 10h52

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o apoio da Diretoria de Relações Interinstitucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional, coordenada pela Profª. Ana Berenice Peres Martorelli, firmou um acordo inédito com o Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul, que vai permitir um intercâmbio acadêmico entre as instituições.

O acordo foi assinado, nesta quinta-feira (23), pela professora e reitora da instituição, Margareth Diniz, no Gabinete da Reitoria, no campus I, em João Pessoa, e por Juan Godoy, secretário-geral da corte.

O convênio, com duração de cinco anos, permitirá o intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes e técnicos, realização de pesquisas, estágios, capacitações, organização de cursos, seminários e eventos em geral, referentes ao Direito Internacional e da Integração e a outros temas afins às duas instituições.

O Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul, com sede em Assunção, no Paraguai, é o principal órgão judiciário do bloco econômico sul-americano, que reúne Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A ele, cabe a solução de todas controvérsias jurídicas entre os Estados-membros. Criada em 2002, a corte é composta por nove árbitros, cinco titulares e quatro suplementes, indicados pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. 

Em sua sede, em Assunção, o tribunal abriga uma das melhores bibliotecas da América Latina dedicada aos temas da integração regional, além de conservar processos fundamentais para o desenvolvimento econômico da região que, agora, estão acessíveis, por exemplo, a pesquisadores do Direito, Economia, Relações Internacionais e Letras aplicadas às negociações internacionais da UFPB.

“O convênio  da UFPB com o Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul resulta do esforço conjunto dos docentes e da Agência de Cooperação Internacional da UFPB, com foco no crescimento qualificado da internacionalização da instituição”, disse a reitora da UFPB, professora  Margareth Diniz.

Para Maria Creusa Borges, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPB, o convênio estabelece um marco de cooperação acadêmica no campo da pesquisa do Direito Econômico, tema pertinente às linhas de investigação dos cursos de mestrado e doutorado do programa.

“Certamente promoverá trocas recíprocas, intercâmbios, missões de trabalho a serem realizadas por nossos alunos e professores. Contribui, dessa forma, para a consolidação do processo de internacionalização do programa em âmbito regional, intrabloco, com resultados positivos em termos de produção de conhecimento transfronteiriço”, avalia Maria Creusa Borges.

Um dos idealizadores do acordo, o professor da Faculdade de Direito da UFPB e árbitro do tribunal internacional do Mercosul, Marcílio Franca, lembra que, no ano que vem, o Mercosul comemorará 30 anos.

“A assinatura deste documento reforça a atuação internacional do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB, familiarizando os nossos estudantes e pesquisadores com a arbitragem e a advocacia internacionais no Mercosul, em um momento de amadurecimento do bloco. Além do mais, fortalece e aprofunda as iniciativas de integração regional, estratégias fundamentais para enfrentar a pandemia do novo coronavírus e os efeitos econômicos catastróficos no pós-pandemia”.

* Notícia originalmente publicada pela Ascom/UFPB