Brasão D’armas da Universidade Federal da Paraíba

A Universidade Federal da Paraíba ostenta um Brasão d’Armas concebido como fator de identificação, elaborado a partir de elementos da história, geografia e tradições paraibanas.

ARMAS

ESCUDO – Em estilo português boleado.
CAMPO – Campo de azul, semeado de bezantes de prata. Sobre o campo uma flor de lis de ouro, estendida e chantada, sobre três filetes ondados de prata, em banda.

DESCRIÇÃO
OS BESANTES – os círculos de prata sobre o campo azul aludem à padroeira da Paraíba, Nossa Senhora das Neves. Simbolizam o milagre realizado por ela ao fazer nevar sobre uma colina, no dia 5 de agosto, em pleno verão europeu, para sinalizar o local onde deveria ser edificada uma basílica.

A FLOR DE LIS – traduz-se como o símbolo da pureza e da riqueza maior do conhecimento humano, obtidos através do ensino superior.

AS BANDAS ONDADAS – indicam o Rio Paraíba, os meandros do seu leito, representado assim: o Alto Paraíba, desde o seu nascedouro no planalto caririzense; o Médio Paraíba, no declive da zona intermediária da Serra da Borborema, e o Baixo Paraíba, desde a região do Curimataú até a foz do seu estuário, ao desaguar no oceano.

AS INSÍGNIAS – três fachos de ouro acesos, representando o ensino, a pesquisa e a extensão.

O LEMA – em letras de ouro, sobre um mistrel de azul, a expressão em latim SAPIENTIA AEDIFICAT alude aos benefícios do conhecimento na formação dos indivíduos e na construção da sociedade. Inspira-se em antiga inscrição existente na fachada do prédio do Curso Regular de Humanidades, onde posteriormente funcionaria a Faculdade de Direito.

REFERÊNCIAS
Autoria do brasão: beneditino Paulo Lachemmayer, OSB, do Mosteiro de São Bento, da Bahia;
Autoria do lema: professor Afonso Pereira;
Fonte da descrição: professor Nivalson Miranda.

Download do Brasão:

JPG - Corel Draw