Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nova Política de Gestão de riscos da UFPB é aprovada pelo Consuni

Nova Política de Gestão de riscos da UFPB é aprovada pelo Consuni

por Diego publicado: 03/04/2024 11h32, última modificação: 03/04/2024 11h40

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba aprovou, por maioria dos votos, no dia 27 de março, a nova Política de Gestão de Riscos da UFPB. O novo documento é uma atualização da atual política vigente na instituição, buscando adequá-la aos normativos legais mais recentes aplicáveis à matéria.

A nova Política de Gestão de Riscos institucional estabelece princípios, diretrizes e responsabilidades a serem observadas no processo de gestão de riscos no âmbito da UFPB, de forma a possibilitar a identificação, a avaliação, o tratamento, o monitoramento e a comunicação de riscos nas unidades acadêmicas e administrativas, incorporando a visão de riscos como ferramenta à tomada de decisão e contribuindo para o aprimoramento da governança institucional.

De acordo com a Resolução aprovada, a Política de Gestão de Riscos da UFPB deverá ser observada por todas as áreas, no âmbito das atividades administrativas e atividades finalísticas, quais sejam: o ensino em seus diversos níveis, a pesquisa e a investigação científica, incluindo o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e da extensão considerando a promoção da criação e difusão artístico-cultural.

Os objetivos da norma são assegurar a existência de um processo estruturado de gestão de riscos como forma de contribuição para a sustentabilidade das atividades organizacionais e geração de valor à sociedade; contribuir para a melhoria contínua da eficiência, da eficácia e da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão; aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos organizacionais, reduzindo os riscos a níveis aceitáveis; e possibilitar que os responsáveis pela tomada de decisão, em todos os níveis, tenham acesso tempestivo a informações suficientes quanto aos riscos aos quais a Instituição está exposta.

A nova Política aprovada atende a recomendações do Tribunal de Contas da União, da Controladoria-Geral da União e da Auditoria Interna da UFPB.

Fonte: www.ufpb.br