Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Brinquedoteca do Centro de Educação oferece 10 bolsas PROLICEN

Brinquedoteca do Centro de Educação oferece 10 bolsas PROLICEN

por Ana Roberta Mota publicado: 04/04/2022 07h26, última modificação: 04/04/2022 07h26

Brinquedoteca do Centro de Educação abre processo seletivo para 10 bolsas PROLICEN em projeto coletivo que discute a Inclusão social a partir de atividades lúdicas e expressões da cultura afro-brasileira.

Edital visa a seleção de bolsistas para a execução de quatro projetos do PROLICEN relacionados ao seguinte tema: “Inclusão Social a partir de atividades lúdicas e expressões da cultura afro-brasileira”. Ao fazer a inscrição, o/a aluno/a deve escolher para qual projeto pretende concorrer.

Projeto 1 -  A literatura infantil afro-brasileira na produção dos programas de pós-graduação em educação, coordenado pelo professor Paulo César Geglio (DFE-CE). A proposta desse trabalho tem duas perspectivas, a primeira é fazer um levantamento da produção científica (dissertações e teses) a respeito da literatura infantil afro-brasileira e africana, como forma de ressaltar o que dispõe a Lei Federal 10.639, e na Resolução 1 de 2004 do Conselho Nacional de Educação; a segunda, com igual importância, é atuar junto a alunos dos anos iniciais da escolarização, tanto com a presença em escolas como na brinquedoteca, com a contação de história focando a temática em questão. Este projeto possui 3 bolsas disponíveis.

Projeto 2 - Lições de capoeira: promovendo a ética ubuntu e os valores afro-brasileiros, coordenado pela professora Aurora Camboim Lopes de Andrade Lula (DFE-CE), cujo objetivo é promover a ética africana Ubuntu e os valores afro-brasileiros em crianças da brinquedoteca do CE/UFPB e da Escola de Educação Básica (EEBAS) da UFPB por meio de vivências corporais e artísticas da capoeira. Esse projeto tem 2 bolsas disponíveis.

Projeto 3 - Contos e encantamentos afro-brasileiros: uma abordagem antirracista da literatura infantil, coordenado pela professora Alba Cleide Calado Wanderley (DFE-CE), que tem como objetivo apresentar os contos e a literatura afro-brasileiros, na visão afrocêntrica, como elemento de construção da identidade infantil. Também se propõe a construção de um espaço de ensino e reflexão a partir de uma aprendizagem lúdica que contemple a legislação nacional e educacional sobre questões étnico-raciais. Este projeto tem 3 bolsas disponíveis.

Projeto 4 - Brinquedoteca itinerante: o brincar e a inclusão social, coordenado pela professora Karen Guedes Oliveira (DFE-CE). Esse projeto tem o objetivo de promover ações do brincar com crianças da educação básica por meio da ampliação de ofertas de espaço lúdico itinerante. Este projeto tem 2 bolsas disponíveis.

Acesse Aqui o Edital

Mais informações: ufpb.brinquedoteca@gmail.com