Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dia ou Semana Nacional da Biblioteca?
conteúdo

Notícias

Dia ou Semana Nacional da Biblioteca?

publicado: 09/04/2024 17h13, última modificação: 09/04/2024 17h13

Em 9 de abril, é amplamente celebrado o Dia Nacional da Biblioteca. Mas você sabia que existe uma semana, instituída pelo Decreto nº 84.631 de 09 de abril de 1980, que oficializa a comemoração?

O decreto, em seu artigo 1º, estabelece que: "Fica instituída a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a ser comemorada anualmente na última semana do mês de outubro."

Entendemos que a associação da data 09 de abril, como o Dia da Biblioteca, embora extraoficial, foi convencionada em decorrência da data na qual o Decreto foi sancionado. Independentemente da época do calendário, há a importância da comemoração em ambas as datas, celebrando o papel fundamental que as bibliotecas desempenham na sociedade. Elas são espaços democráticos que garantem o acesso à informação, cultura e conhecimento para todos, promovendo a leitura, a pesquisa e o aprendizado.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é um evento anual, instituído pelo Decreto nº 84.631 de 9 de abril de 1980, que visa promover a leitura, o livro e as bibliotecas em todo o território nacional. Comemorada entre os dias 23 e 29 de outubro, a Semana reúne diversas atividades culturais e populares que celebram a importância da leitura e do acesso à informação para a sociedade brasileira.

Matéria: Janinne Vivian - Estagiária de Jornalismo
Supervisão: Jacqueline de Castro Rimá