Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ações da Comissão de Biossegurança apóiam tomada de decisão na UFPB

Ações da Comissão de Biossegurança apóiam tomada de decisão na UFPB

por Fabiana publicado: 25/03/2021 20h54, última modificação: 25/03/2021 21h01

bio_logo.pngAs ações da Comissão de Biossegurança têm apoiado a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na tomada de decisão decorrente da pandemia da doença causada pelo Coronavírus 2019 (Covid-19).

Seja pela publicação de documentos para orientação da comunidade acadêmica quanto aos procedimentos básicos e medidas preventivas que minimizem riscos decorrentes da situação epidemiológica nos municípios em que há Campi da UFPB; seja por recomendações em conformidade com o cenário pandêmico para composição de calendários e fluxos operacionais da instituição; seja pelo processo de conscientização das pessoas quanto as responsabilidades em relação à prevenção do contágio e preservação da vida; seja pela estruturação para realização de exames para detecção do vírus Sars-CoV-2 em professores, técnicos, alunos e colaboradores que apresentem sintomas da doença; a comissão se consolida como um importante instrumento consultivo diante dos desafios resultantes do avanço da pandemia.

Nos sete meses de colaborações de seus membros, as diretrizes foram elaboradas segundo acompanhamento do número de casos, alinhados com publicações científicas renomadas e através de análise técnica da infraestrutura institucional. Em dois meses de testagem, foram realizados mais de 170 atendimentos, viabilizados por mecanismos tecnológicos para que solicitações, triagem e resultados fossem exercidos de forma remota, para o encaminhamento apenas da coleta em modo presencial. A atuação da comissão de biossegurança institucional se estende ainda na contribuição junto às comissões internas e na aquisição de insumos pelas unidades administrativas que viabilizem a retomada gradual de atividades presenciais.

Pela observação do agravamento do quadro epidemiológico de covid-19 no estado da Paraíba, reiteramos a atenção aos cuidados com distanciamento social, proteção individual e coletiva orientadas pelas autoridades sanitárias.

cuido_protejo.png