Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota de Falecimento - Profa. Nyedja do Nascimento Silva

Nota de Falecimento - Profa. Nyedja do Nascimento Silva

publicado: 01/02/2019 18h02, última modificação: 12/08/2021 10h43

Nyedja nsc.jpg

(Foto: Ivandro Candido)

19 de novembro de 1926     + 01 de fevereiro de 2019

Morre aos 92 anos, Nyedja do Nascimento Silva,  a primeira mulher a estudar Agronomia no Estado da Paraíba e a primeira professora do referido curso, na antiga Escola de Agronomia do Nordeste (hoje, Centro de Ciências Agrárias). Datado de 1936, Engenharia Agrônoma é o curso mais antigo da UFPB.

A Direção do Centro de Ciências Agrárias, em nome de toda a comunidade acadêmica deste Centro, manifesta profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos da nossa Ex Professora Nyedja do Nascimento Silva, em função do seu falecimento ocorrido na tarde de hoje. O corpo será velado na residência do Sr. José Félix (filho de Profa. Nyedja), na Rua Vigário Odilon, Areia-PB. O sepultamento será amanhã (02/02), às 10 horas. A Diretoria do CCA emitirá Portaria decretando Luto Oficial.

Em 1946, aos 20 anos de idade Nyedja do Nascimento prestou vestibular para o curso de Agronomia, sendo classificada em quinto lugar. Era a primeira mulher a ingressar como aluna no curso. Morou inicialmente por três meses na residência do motorista do Diretor da Época, José Romualdo. Em 1947 passou a residir em uma casinha na EAN. Durante os quatro anos do curso permaneceu sendo a única mulher estudante.

O prof. Jayme Coelho de Moares a tratava cariosamente  por "Ni". Foram seus colegas de turma: Manoel Félix da Silva, Paulo Martins de Abreu, Saulo Assis, Nivaldo Montenegro e Vasconcelos, entre outros, os quais se tornaram posteriormente docentes na Escola de Agronomia do Nordeste. Concluído o curso em 1949, Nyedja trabalhou como professora em Bananeiras de 1950 a 1951.

Casou com o colega Manoel Félix da Silva e com ele foi trabalhar em Riacho dos Cavalos, pedindo demissão do trabalho em Bananeiras. Em 54, ambos foram nomeados professores da Escola de Agronomia do Nordeste, ele como professor assistente do professor Vasconcelos e ela como professora assistente do Professor Paulo Maia, na área de Entomologia e tornou-se assistente do professor Antônio Dias, na área de Anatomia Animal, permanecendo como professora da disciplina Fisiologia Animal até a sua aposentadoria em 1986.

Nyedja do Nascimento Silva nasceu em João Pessoa no dia 19 de novembro de 1926, onde passou toda a sua infância e adolescência. No Ensino Médio, estudou no Liceu Paraibano, tendo como um dos seus sonhos fazer um curso superior. Ao terminar o Ensino Médio, prestou vestibular para o curso de Agronomia, na antiga Escola De Agronomia do Nordeste e tornou-se a primeira mulher a estudar e a primeira mulher diplomada pela EAN. Nyedja foi a segunda paraibana a seguir a profissão de Engenheira Agrônoma, já que a primeira paraibana formou-se pela Escola de Agronomia do Ceará.

Nyedja do Nascimento Melo, cujo nome de casada passou a ser, Nyedja do Nascimento Silva, formou-se na 9ª Turma, no dia 4/12/1949, em Cerimônia realizada no Salão Nobre.