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G Workspace UFPB - FAQ

por diegoreinaldo publicado 19/05/2020 13h34, última modificação 21/07/2021 09h36

Perguntas Frequentes  - FAQ

O que é o G Workspace?

É um serviço proporcionado pela adesão da Universidade Federal da Paraíba ao programa G Workspace for Education, um conjunto de recursos oferecidos sem ônus financeiro pela Google Inc, que proporcionará a estudantes e professores com vínculo ativo com a UFPB obterem um endereço institucional, podendo ser utilizado em aplicações específicas que o exijam como comprovação de relação.

Como criar a conta institucional no G Workspace - Docentes e Discentes ?

Docentes e discentes podem criar suas contas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Após entrar no Sigaa, no menu da página principal, é preciso clicar no item "Outros" e, depois, em "E-mail institucional". Em seguida, haverá outras instruções para concluir o processo.

Quem pode solicitar o e-mail institucional G Workspace ?

Docentes e estudante com vínculo ativo no SIGAA.

Como pode ser feita a solicitação?

Apenas pelo SIGAA. Não há outro meio disponível para a realização deste serviço.

Não gostei dos nomes sugeridos. Posso escolher outro ou alterá-lo após a criação?

Não. A escolha do nome está limitada às sugestões do sistema e o endereço não pode ser modificado posteriormente.

Não consigo criar minha conta. O que fazer?

Caso tenha problemas com a criação da conta, o discente deve tirar um printscreen (preferencialmente) ou foto da tela e solicitar à coordenação de seu curso que abra um chamado ao suporte da STI, informando o seu login do SIGAA e anexando a imagem do erro. Toda a interação entre o aluno e a STI se dará por intermédio do servidor que fizer a abertura deste chamado.

Esqueci minha senha. O que fazer?

A partir do SIGAA, no mesmo lugar em que se cria a conta (no portal docente / discente do SIGAA, clicando-se em “Outros” e depois em “E-mail Institucional”) é possível trocar a senha da conta Google vinculada.

O serviço pode ser descontinuado?

Sim. Como não há contrapartida financeira por parte da UFPB, não há garantias de que o vínculo seja mantido pela Google. A UFPB também tem autonomia para encerrar a parceria a qualquer momento. Além disso, o uso abusivo por parte do discente pode acarretar a suspensão ou mesmo o cancelamento permanente da conta.

O que pode ser considerado como uso abusivo da conta?

Qualquer uso deste recurso ligado a ações que, direta ou indiretamente, infrinjam a Legislação, assim como o Estatuto da UFPB e as demais normas da Instituição, incluindo, mas não se limitando ao armazenamento ou transferência de pedofilia ou pirataria, ameaças, tráfico de drogas, injúrias, crimes eleitorais ou a qualquer outro ilícito.

Posso usar esse serviço para sempre?

Não. Além dos riscos de descontinuidade pelos motivos supracitados, o endereço criado por esse serviço será necessariamente apagado em até seis meses após o encerramento do vínculo de discente. Não há garantias de que não possa ser deletado imediatamente após a finalização dessa ligação.

Posso usar esse endereço como um e-mail normal?

Essa iniciativa visa propiciar a estudantes comprovação de vínculo com a UFPB (Ex: cadastros em portais de pesquisas, uso de serviços do Google, programas de gratuidade ou descontos para universitários, etc). Tecnicamente, é um endereço eletrônico como qualquer outro. Entretanto, devido ao caráter temporário dessa conta, não se recomenda divulgá-lo para outras finalidades e nem associá-lo a outros serviços.

E se eu passar a ter outro vínculo com a instituição? Posso permanecer com esse endereço?

Não. Esse e-mail está vinculado à matrícula ativa de estudante e não poderá ser associado a outros vínculos da pessoa com a instituição.

Posso transformar esse endereço em um redirecionamento para outro e-mail?

Não. O uso deste endereço está restrito à finalidade original.

Uma vez apagado, o endereço que eu usava pode vir a ser utilizado por outra pessoa?

Sim. Não há garantias de que o endereço deletado não possa estar entre as opções para a criação da conta de outro discente.

Posso guardar informações confidenciais (incluindo dados de pesquisas) no Google Drive ou no Gmail?

O usuário deve procurar saber se existe restrição legal sobre o armazenamento das informações fora da Instituição e do país. Embora o decreto 8.135/13 tenha sido revogado, é da inteira responsabilidade do discente saber sobre eventuais restrições sobre dados guardados e/ou enviados.

O Gmail e o Google Drive associados a este serviço podem ser o único repositório dos meus arquivos?

Não se recomenda ter apenas uma cópia de arquivos importantes. O discente pode guardar cópias também em computadores, mídias removíveis (pendrives, HDs externos, dentre outros) ou em outros serviços online (OneDrive, Dropbox, etc).

Eu posso ter suporte quanto a problemas de uso em algum desses serviços?

Uma vez criada a conta, todos os serviços serão providos pelo Google, sem nenhuma interação técnica por parte da UFPB. O Google, por sua vez, não dá suporte aos usuários desse serviço, exceto quando há contratação de tal recurso, o que não se aplica nesse caso. Também não há um canal aberto de diálogo entre o Google e as instituições parceiras. Portanto, o usuário deve consultar os tutoriais do próprio Google e/ou materiais na Internet para tirar dúvidas sobre o funcionamento, assim como sobre eventuais falhas encontradas no uso de tais ferramentas.

Posso utilizar a mesma senha que uso em outros sistemas?

O uso da mesma senha em sistemas diferentes é uma prática altamente desaconselhada, pois se a segurança de qualquer dos sistemas em que a referida credencial é utilizada for quebrada, por quaisquer meios, criminosos poderão testar a mesma senha em outros sistemas e ter acesso aos demais recursos.

Outras pessoas podem saber minha senha e/ou ter acesso à minha conta?

Não. A conta é de uso pessoal e intransferível. Além de transgredir a regra de não compartilhar sua credencial, o discente será responsabilizado por quaisquer ações feitas por terceiros a quem deu ciência de sua senha.

Que cuidados devo ter com minha conta?

Algumas boas práticas reduzem consideravelmente a possibilidade de se ter problemas de segurança:

  • Não compartilhe sua credencial;
  • Não reutilize senhas (atuais ou antigas);
  • Não use senhas que possam ser facilmente deduzidas;
  • Não anote a senha. Se o fizer, anote apenas parte dela (em um lugar de acesso apenas seu) ou faça uso de um bom chaveiro criptografado (programa);
  • Não use sua conta em computadores públicos;
  • Evite utilizá-la em dispositivos de terceiros;
  • Não utilize sua conta em computadores que tenham softwares piratas instalados;
  • Certifique-se de que não há ninguém olhando enquanto você digita sua senha;
  • Sempre bloqueie a estação de trabalho ao ausentar-se;
  • Troque sua senha sempre que suspeitar da possibilidade de que a segurança dessa credencial possa ter sido comprometida.