Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > I Workshop de Integração do PRONEX Biodiversidade da Paraíba - Acontece 25 e 26/04/2024 no campus da UFPB | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 24/04/2024 08h04, última modificação: 24/04/2024 09h11

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulga a realização do I Workshop de Integração do PRONEX Biodiversidade da Paraíba, que acontece nos dias 25 e 26 de abril de 2024, no Campus I da UFPB, em João Pessoa.

O workshop irá apresentar conceitos-chave, produtos e processos em desenvolvimento dentro da rede. Essa rede está agora entrando em uma nova fase, expandindo seus debates e tornando disponíveis dados e ferramentas para subsidiar pesquisa transdisciplinar em sustentabilidade com foco na realidade e necessidades do Nordeste do Brasil.

A rede de pesquisa de projetos integradores com envolvimento de pesquisadores das Ciências da Biodiversidade, Computação e Informação estão frutificando na Paraíba e conectando múltiplas instituições, projetos e aplicações trazendo uma concepção inovadora para a síntese de dados sobre a biodiversidade e sua aplicação para a tomada de decisões e educação ambiental. Tais inovações vem sendo construídas coletivamente pela comunidade científica paraibana e estão alicerçadas em um tripé formado por:

1. avançadas ferramentas de curadoria de dados, data science e inteligência artificial, as quais são articuladas pelo projeto DATAPB - eScience para a Sustabilidade (financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba) e pelo Laboratório Misto Internacional IDEAL (financiado pelo Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento);

2. ampla experiência e dados de múltiplos grupos de pesquisa focados em vários tipos de animais, plantas, fungos e microrganismos, integrados via PRONEX Biodiversidade da Paraíba;

3. referências filosóficas, sociológicas e antropológicas sólidas estabelecidas em princípios de ciência aberta, pesquisa participativa, interculturalidade e governançança adaptativa, em sintonia com a vanguarda da ciência da sustentabilidade e fazendo frente aos principais desafios do antropoceno.

Os interessados devem acessar o site do evento: https://ideal.ufpb.br/

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251