Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB realizará o primeiro Censo de Identificação da Pessoa com Deficiência na Universidade

publicado: 26/06/2023 09h14, última modificação: 26/06/2023 09h35

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, de 4 de julho a 31 de setembro, o primeiro Censo de Identificação da Pessoa com Deficiência na UFPB. Com o levantamento, a Reitoria da UFPB, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e o Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA/UFPB), que é vinculado à Reitoria, pretendem identificar os servidores com deficiência, onde trabalham, quais funções exercem e quais são as condições atuais de trabalho desses agentes públicos.

O Censo será realizado por meio de questionário eletrônico disponibilizado, no formato de pop-up, nos sistemas da Universidade, a exemplo do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA-Docente) e do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH).

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) divulgou um vídeo em que a gestora do órgão, Profa. Rita de Cássia Pereira, explica como será realizada a sondagem.

Segundo a Pró-Reitora, todos os docentes e servidores técnico-administrativos deverão responder ao questionário, mesmo que não sejam pessoas com deficiência (PCD). No questionário, haverá uma pergunta na qual o servidor deve indicar se é PCD e ingressou ou não na UFPB por meio da cota para esta população ou se não possui deficiência.

O Censo também será uma ferramenta para auxiliar a instituição, por meio da Progep e do CIA, na operacionalização da Política de Inclusão e Acessibilidade da UFPB.

ASCOM/CCHLA/UFPB