Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ciclo de filmes Cinema Francófono exibe clássico de Jean Vigo
conteúdo

Notícias

Ciclo de filmes Cinema Francófono exibe clássico de Jean Vigo

publicado: 13/08/2019 13h48, última modificação: 14/08/2019 11h18

Nesta quinta-feira, 15 de agosto, será exibido o média-metragem Zéro de conduite (Zero de comportamento), de Jean Vigo (França, 1933, 44min). No filme, crianças cansadas da disciplina se preparam para a revolta. Na aurora do cinema sonoro, Vigo sai em defesa da anarquia e fantasia como antídotos para o autoritarismo. A sessão será seguida de debate com o filósofo, professor, tradutor e crítico de cinema Luiz Soares Jr. A sessão será às 17h, no Pátio do IFPB Jaguaribe. A mediação será de Joséphine Correira Cardoso, Leitora de Francês no IFPB.

O Projeto de Extensão "Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono" é uma promoção do GETS - Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (CNPq e DCS/UFPB) e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, em parceria com Associação de Professores de Francês da Paraíba – APFPB, IFPB Jaguaribe, Embaixada da França no Brasil/INSTITUT FRANÇAIS; Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine; Idioma Sem Fronteira - Francês; Departamento de Mediações Interculturais da UFPB; com apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. A proposta original do projeto reafirma a disposição de partir do cinema como veículo catalisador de problematizações, contando com a atenção dedicada de especialistas do campo da arte e das ciências sociais, bem como do público participante.

Iniciado no mês de maio, já conta com um volume significativo de exibições de filmes e discussões. Na primeira fase sublinhou-se temáticas ligadas ao emblemático maio de 68 e seu cinquentenário, rememorando sua importância para o mundo, mas, sobretudo, buscando as interfaces com a contemporaneidade. Temas como contexto sociopolítico, relações raciais, conjunturas familiares e o lugar do documentário e da ficção orbitaram os debates e compuseram uma grande moldura do ano de 1968. Romain Goupil, Louis Malle, Agnès Varda e Jean Rouch foram alguns dos nomes escolhidos pela curadoria do projeto para a primeira fase. No segundo semestre, paralelo ao ciclo de filmes no IFPB, ocorrerá no CCHLA/UFPB a retomada do grupo de leituras que municiou na edição passada a recepção dos filmes com discussões teóricas e metodológicas.

A certificação de participação nas duas atividades (mostra de filmes e grupo de leitura) para membros internos e externos à UFPB e IFPB serão feitas via lista de presença, sem necessidade de inscrição prévia. O certificado só será emitido com o preenchimento do requisito de 70% de frequência.

Serviço 

Zéro de conduite / Zero de comportamento (França, 1933, 44 min) de Jean Vigo

Quando: Quinta-feira, 15 de agosto, às 17h;  

Onde: Pátio do IFPB Jaguaribe (Avenida 1º de Maio - Jaguaribe)

Informações: projetocinemafrancofono@gmail.com  

 

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO

Quinta-feira, 15 de agosto, 17h

Título: Zéro de conduite / Zero de comportamento
(França, 1933, 44min)
Direção: Jean Vigo

Sinopse: A volta às aulas traz estudantes de volta à escola. A vida escolar recomeça, pontuada por controle e castigos no dormitório. Crianças cansadas da disciplina se preparam para a revolta. Em plena aurora do cinema sonoro – e ascensão do nazi-fascismo, Vigo sai em defesa da anarquia e fantasia como antídotos para o autoritarismo.

Debatedor: Luiz Soares Jr. é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco, com enfoque sobre Heidegger e a Revelação da Verdade na Arte. É professor, crítico de cinema com artigos e participação em diversas revistas e tradutor de crítica francesa de cinema. Autor do livro De forças e de fantasmas: o demoníaco no cinema clássico (Editora Cajuína, 2018).

Mediadora: Joséphine Correira Cardoso, é Leitora de Francês no IFPB Jaguaribe

Entrada franca