Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório de pesquisa da UFPB realiza simpósio sobre mídia, entretenimento e poder
conteúdo

Notícias

Laboratório de pesquisa da UFPB realiza simpósio sobre mídia, entretenimento e poder

publicado: 15/02/2023 20h44, última modificação: 15/02/2023 20h47

Evento, que ocorre em março, contará com a presença do Prof. Jamie Woodcock, da Universidade de Essex.

O  Laboratório de Pesquisa em Mídia, Entretenimento e Sociedade (LENS), vinculado a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promove o Power Play: Simpósio em Entretenimento Midiático, Jogo e Poder. O evento ocorrerá no Departamento de Mídias Digitais (Demid), entre os dias 6 e 7 de março de 2023.

O Power Play tem como objetivo ser um espaço de encontro entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiros interessados na dimensão política do jogo e do entretenimento contemporâneo, promovendo discussões sobre fenômenos sociais e políticos a partir destas chaves: economia política e o trabalho no ramo do entretenimento; dinâmicas de identidade e representatividade nas indústrias criativas e outras temáticas que se encontrem na intersecção entre entretenimento, política e cultura.

Para sua abertura, o evento contará com a palestra do professor e pesquisador Jamie Woodcock, da Universidade de Essex. Woodcock é autor do livro Marx no Fliperama, publicado no Brasil pela editora Autonomia Literária. O pesquisador tem como tema central de sua pesquisa o trabalho e a organização de trabalhadores em plataformas digitais e video games.

Além de Woodcock, outros pesquisadores também estão confirmados para realizar palestras durante o Power Play. Marcel Vieira, pesquisador da  Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Gabriela Almeida, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo, apresentarão uma mesa temática sobre “Serialização, Audiovisual e Pornografia: Explorando Conexões Políticas”. A segunda mesa temática, “Estética, Infância e Poder no Entretenimento Contemporâneo”, recebe Emmanoel Ferreira e Ariane Holzbach, ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Por fim, o prof. Thiago Soares, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) debaterá como a cultura pop e a política se entrecruzam na fala  “Pop-lítica: Cultura pop como lente interpretativa da política”.

Conjuntamente às palestras, o evento terá apresentações de trabalhos acadêmicos sobre diversos temas relacionados à dimensão política do jogo e do entretenimento. Após o evento, os autores serão convidados a escrever um capítulo para um e-book do simpósio.

Para mais informações, acesse: https://medium.com/@falc4o/power-play-96786a1b37bd_